Alemanha, Áustria, Bélgica, Eslovénia, Espanha, França, Estados Unidos, Grécia, Lituânia, Países Baixos, Portugal, Reino Unido e Suíça são os países representados nesta edição do Mais Imaginarius.
Os projetos selecionados cruzam diferentes disciplinas artísticas, nomeadamente teatro, dança, música, circo, performance, instalação e multidisciplinar. A criação vencedora desta edição será premiada com uma residência artística em Santa Maria da Feira e um apoio financeiro de 5 mil euros.
Com um longo e consolidado percurso de 12 anos no apoio e promoção de artistas emergentes de todo o mundo, o Mais Imaginarius continua a acolher e a dar palco a companhias de múltiplas geografias, empenhadas em mostrar o seu trabalho através de um concurso de criações artísticas, que nesta edição privilegiou as abordagens inovadoras, o cruzamento de disciplinas, a integração de tecnologias e a participação. As candidaturas foram avaliadas com base na qualidade artística, criatividade, inovação e interação com o público.
De recordar que, depois do cancelamento do Imaginarius em 2020, a realização da 20ª edição em 2021 foi particularmente desafiante devido à pandemia, que ditou um primeiro momento maioritariamente online, em maio, e um segundo momento maioritariamente presencial, em setembro, tendo sido apresentados cinco projetos artísticos no âmbito do concurso Mais Imaginarius.
A companhia espanhola de teatro e dança Elelei conquistou o júri do concurso e o público do festival com a criação “A Ciegas”, apresentada no palco virtual. Como prémio, o coletivo vai realizar uma residência artística no ICC – Imaginarius Centro de Criação, que será apresentada em estreia absoluta na programação oficial do Imaginarius 2022.