LL COOL J está de volta com o álbum “THE FORCE”

Nomeado para o Rock & Roll Hall of Fame, ícone do Hip-Hop, vencedor de dois Grammys, homenageado pelo Kennedy Center, ator, autor, vencedor do NAACP Image Award, empresário, filantropo e fundador/CEO do Rock The Bells, LL COOL J lança o seu primeiro álbum numa década, “THE FORCE (Frequencies of Real Creative Energy)”.

O disco de 14 temas é um regresso poderoso que assinala uma nova era tanto para LL COOL J como para o Hip-Hop. Produzido inteiramente por Q-Tip dos A Tribe Called Quest (que também desenhou a capa do álbum durante as gravações em estúdio), “THE FORCE” é uma prova da paixão incansável e dedicação de LL COOL J ao seu ofício, oferecendo aos fãs uma mistura dinâmica de sonoridades modernas.

THE FORCE” é uma lembrança poderosa do quão visceral a sua música pode ser. O álbum representa anos de trabalho intenso, que o MC de Queens compara a “aprender a fazer rap outra vez”. “É como um realizador que regressa à escola de cinema depois de ter feito sucessos de bilheteira”, diz LL. O resultado é um álbum que soa moderno. O facto de LL COOL J lançar “THE FORCE” é uma lembrança de há quanto tempo o rapper tem vindo a moldar a cultura – quando o seu álbum de estreia chegou às ruas, Michael Jordan era ainda um jovem. Agora, décadas depois, LL continua a inovar, provando que a grandeza perdura.

O álbum abre com a inventiva “Spirit of Cyrus”, o tipo de soco inesperado no queixo que abalaria até um lutador experiente. Esta canção é impulsionada por um refrão tipicamente sedoso de Snoop Dogg, e noutras canções de “THE FORCE”, LL exerce as suas ​​capacidades como colaborador, trocando rimas com Nas, Eminem, Rick Ross, Fat Joe, Busta Rhymes, Saweetie, Don Pablito, J-S .AND, Mad Squablz e Sona Jobarteh. O dueto com Busta, “Huey In Da Chair”, presta homenagem à tia de LL, Joan, a primeira mulher membro dos Panteras Negras.

No centro de todas os beats irresistíveis e demonstrações impressionantes de habilidade técnica, porém, está aquela coragem que LL menciona como ausente na vida de tantos artistas talentosos. Em nenhum outro lugar isso é mais claro do que em “30 Decembers”. Escrito no auge da pandemia, este disco narra as raras hipóteses de LL ficar incógnito: máscara preta e óculos escuros sob um hoodie preto, na altura apanhava o comboio por Nova Iorque sem segurança, revisitando corredores e cantos há muito esquecidos. Com o tempo, as memórias de sensação voltaram como uma inundação.

Para acompanhar o lançamento de “THE FORCE”, o single de avanço “Murdergram Deux” com Eminem, icónico artista que mudou o paradigma e ícone e inovador do Hip-Hop, LL COOL J (que cunhou o termo “G.O.A.T.”), apresenta os versos líricos exclusivos de ambos os artistas. A canção ataca em todas as frentes, misturando o flow magistral de LL COOL J com a inteligência acutilante de Eminem, criando uma dinâmica que é ao mesmo tempo explosiva e inesquecível. Desde os compassos iniciais, “Murdergram Deux” dá o mote para uma experiência auditiva incansável, atraindo os ouvintes para um mundo com uma narrativa intensa e imagens vívidas de duas lendas do Hip-Hop. O vídeo oficial, que será lançado em breve, promete ser um banquete visual.

🖋 redação / press release

Partilha