Lisboa capital da fotografia contemporânea…

A partir de 28 de Novembro e até ao dia 15 de Dezembro estão patentes ao público, nas imediações do Campo de Santa Clara, 6 exposições internacionais, compostas por mais de meia centena de obras de fotografia contemporânea.

A iniciativa acontece no âmbito do Parallel Review Lisboa e junta na capital portuguesa reputados profissionais da área, entre os quais se encontram W.M. Hunt, um dos mais prestigiados coleccionadores do mundo, Rut Blees Luxemburg, cuja obra faz parte do acervo da Tate, do George Pompidou ou do Victoria & Albert Museum, ou Lisa Springer, coordenadora do Prémio Pictet, o maior prémio mundial para fotografia de sustentabilidade. Estes juntam-se a Paulo Catrica, o reconhecido fotógrafo português e a Ana Matos, fundadora da Galeria das Salgadeiras e curadora da Fundação José Saramago. O Parallel Review Lisboa será ainda o palco de conversas e workshops e do anúncio do Prémio PARALLEL: a exposição mais inovadora produzida no âmbito do primeiro ciclo da PARALLEL – European Photo Based Platform, será reproduzida no Photo London 2019, um dos maiores e mais reputados eventos internacionais de fotografia.

Com o polo central sendo o antigo Mercado de Santa Clara, também o Pólo Cultural de São Vicente e o Palácio Sinel de Cordes acolhem diversas actividades e exposições. No habitual espaço da Trienal de Fotografia várias conversas abrirão as audiências do evento, integrando personalidades e discussões usualmente arredadas do contexto da fotografia. O princípio é introduzir novos pontos de vista, além do artístico, nas reflexões sobre este tema. A participação de Pedro Costa, Professor de Políticas Económicas no ISCTE-IUL, enquanto moderador de uma talk sobre a dinâmica entre artistas e curadores insere-se neste princípio. Acções diversas têm lugar neste espaço revitalizado de Lisboa: nomeadamente um workshop de cianotipia e visitas guiadas, algumas das quais com a presença de curadores do primeiro Ciclo do PARALLEL.

photo: Nita Vera / The Monologue 2018

Partilha