Consensualidade nunca foi um atributo procurado pelos Limp Bizkit, eles que têm a insubmissão tatuada no corpo e na alma. Portugal não ficou indiferente ao fenómeno que marcou a última década do último milénio e rendeu-se ao sucesso e à virulência das letras, aos riffs e aos scratches dos Limp Bizkit.
Cabeças de cartaz da primeira noite da edição de 2023 do festival Vilar de Mouros, seriam efectivamente eles a marcar a noite com uma viagem de retrospectiva pela sua carreira.
Foi aliás no nosso país – mais precisamente no reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras, em Lisboa – que os norte-americanos rodaram um dos seus mais famosos videoclipes, o do tema “Boiler”, em 2001, depois de no ano anterior se estrearem ao vivo no já extinto Festival Ilha do Ermal, em Vieira do Minho.
Os Limp Bizkit começaram a dar nas vistas em 1995 com a demo “Mental Aquaducts” que passou de mão em mão ao ponto de os ter levado a integrar uma digressão com os House of Pain e de terem feito a primeira parte dos Korn no extinto Dragonfly Bar, em Hollywood. A partir desse momento não demorou muito para que a banda de Filadélfia assinasse o seu primeiro contrato e trouxesse para as ruas o álbum ”Three Dollar Bill Y’All” (1997), uma entrada a pés juntos na cena rap-metal incendiada pela versão de “Faith”, de George Michael, música que estourou nas rádios americanas e que puxou Durst, John Otto, Sam Rivers, Wes Borland e DJ Lethal para o palco do Ozzfest, em 1998.
Seguiu-se “Significant Other” em 1999, o disco da afirmação absoluta dos Limp Bizkit e número 1 do top Billboard 200, ultrapassando a marca das mais de dezasseis milhões de cópias vendidas em todo o mundo. A consagração comercial deveu-se em grande parte a malhas como “Nookie”, Break Stuff” ou “Re-Arranged”, marcas icónicas do nu-metal.
Embora os Limp Bizkit nunca tenham granjeado a simpatia absoluta dos media, a crescente corrente de fãs e o sucesso de vendas falaram mais alto do que qualquer crítica e o público acolheu de braços abertos e com naturalidade o terceiro álbum de originais, “Chocolate Starfish and the Hot Dog Flavored Water” em 2000. “Rolin’”, “My Way” ou “Take a Look Around” mostraram o porquê do disco ter chegado ao primeiro lugar das tabelas de vendas em vários países, catapultando-os do movimento nu-metal de onde vinham, para o mainstream à escala planetária que os consagrou como uma das maiores bandas do mundo.
🖋 📸 Paulo Homem de Melo