“Las Golondrinas” de Maya Saravia na galeria Balcony

A galeria Balcony inaugura no dia 13 de dezembro, pelas 22h, a exposição Las Golondrinas da artista guatemalteca Maya Saravia, com curadoria de Sérgio Fazenda Rodrigues.

Las Golondrinas (as andorinhas) é o nome de uma canção mexicana que surgiu no final do século XIX. Partindo de um poema de Niceto Zamacois que foi posteriormente musicado por Narciso Serradel, esta é uma canção que tem sido adoptada para despedidas melancólicas e memorias nostálgicas, marcando a cultura da América latina e a ideia de migração.

 

Las Golondrinas é, também, uma exposição individual da artista guatemalteca Maya Saravia que pesquisa a ideia de movimento e o registo da deslocação. Uma exposição que se foca na construção de uma narrativa aberta e na representação abstracta dos trânsitos afetos à migração e à miscenização dos indivíduos, com base na dança, no conflito, no tráfico, e no comércio.

Recorrendo a uma diversidade de meios que vão do vídeo à impressão e da escultura à instalação, Saravia problematiza a memória do movimento, de forma individual e conjunta, impressa no corpo e na cultura. A exposição desenvolve-se no encontro de dois momentos, onde se exibe um conjunto de anotações abstractas, de recorte analítico, e se recria o ambiente de um bar / sala de baile, de recorte vivencial ou imersivo. Na sobreposição de ambos reconhecem-se estórias de partida que vão do gesto à migração e do pessoal ao colectivo.

 

Las Golondrinas é um exposição de Maya Saravia, comissariada por Sérgio Fazenda Rodrigues, na Galeria Balcony, em Lisboa, que inaugura a 13 de Dezembro de 2018 e encerra a 21 de Fevereiro de 2019.

Partilha