Katie Melua lança álbum “Love & Money”

A cantora e compositora britânica Katie Melua acaba de lançar o seu novo nono álbum, “Love & Money”, via BMG. São 10 faixas que vislumbram os seus últimos 2 anos. Uma reflexão luminosa sobre o amor e os pequenos detalhes que brindam com alegria à vida. “Golden Record”, “Those Sweet Days” e “Quiet Moves”, foram os singles que anteciparam a chegada do álbum.

O álbum antecipa o início da tour que decorrerá nos meses de abril e maio e passará por vários países da Europa, incluindo um concerto no The Royal Albert Hall, em Londres, no dia 16 de maio. Ao longo de 20 anos de uma brilhante carreira, Katie já acumulou 56 discos de platina, e lançou 8 álbuns consecutivos que alcançaram o Top10 dos álbuns do Reino Unido.

 

Para Melua, o processo de composição do álbum tem sido semelhante ao processo de fotossíntese de uma planta: “Porquê mergulhar nas duras e cruéis piadas da vida? Temos todos os meios para invocar a luz”, afirma a artista, num estado de relaxamento constante onde, como uma árvore, que inspira o bom para expulsar o mau.

 

Produzido por Leo Abrahams (Ghostpoet, Brian Eno, Regina Spektor), Love & Money foi gravado no verão de 2022, nos Real World Studios, de Peter Gabriel, numa altura em que Katie estava grávida do primeiro filho. Uma coleção de canções esculpidas com gratidão pela sua criadora e pela positividade encontrada num novo relacionamento, também abordando a autoaceitação perante a mudança e as suas tentativas de se livrar “daquela crença que a felicidade tem menos peso que o seu oposto”.

 

 

Isto talvez esteja mais profundamente presente no primeiro single do álbum, “Golden Record”. Este single mostra como Katie reflete sobre o seu lugar no mundo, os bónus e desafios de ser mulher na indústria da música e o delicado equilíbrio entre a carreira e a família, e como ambos foram catalisadores e trouxeram à sua vida uma aceitação pessoal. O álbum inclui também “Those Sweet Days” que Katie descreve como uma celebração de ser mais fácil para si própria e “Quiet Moves”, inspirado no sentimento de ver o seu parceiro dançar pela primeira vez.

 

Um dos temas que Katie apresenta neste álbum é o terreno emocionante, mas também assustador de um novo amor. Em “Darling Star” refere a sensação de paz interior quando observa o seu parceiro com o seu filho recém-nascido. Em “First Date” explora o seu monólogo interior após um primeiro encontro, uma viagem de 13 horas que mostra o par a embarcar numa excursão para recolha de algas em Margate. Em “14 Windows” encontram-se os sentimentos de uma música inspirada no psiquiatra Dr Mike McPhillips. A homenagem à escritora e defensora da justiça climática, ensaísta e vigilante das redes sociais – Mary Annaïse chega com Reefs.

 

Provavelmente este é o melhor momento para observar a evolução de Katie Melua. Numa carreira cujos maiores sucessos se intercalam com outros projetos mais intimistas, Melua afirma que “Love & Money” é uma declaração de intenções que fica clara desde a primeira faixa do álbum: “De que tens medo agora?”, canta aparentemente dirigindo-se a si mesma: “Está preocupada em finalmente ser feliz?” As palavras são uma reflexão sobre o facto do amor está aí, esperando por si quando menos espera.

Partilha