Karin Fernandes apresentou “Compositoras portuguesas e suas contemporâneas”

Na passada sexta feira, 7 de Fevereiro, a pianista brasileira Karin Fernandes foi a estrela do segundo concerto da temporada “Músicas do Acervo: compositores portugueses e seus contemporâneos” no Museu Nacional da Música em Lisboa.

A artista Brasileira que está a comemorar os seus 50 anos de vida, deu a conhecer as suas interpretações de compositoras como Edwiges de São Luiz Cardoso Bensabat, Berta Alves de Sousa, Clotilde Rosa (Portugal), Cécile Chaminade (França), Chiquinha Gonzaga, Lina Pires de Campos, Mariza Rezende (Brasil), Sofia Gubaidulina (Rússia), Kaija Saariaho (Finlândia) e Monica Pearce (Canadá).

Karin Fernandes  é uma pianista premiada em 1º lugar em 21 concursos de piano. Foi a primeira colocada em 1999 no importante e disputado X Prêmio Eldorado de Música. Em 2018, seu CD junto ao Trio Puelli foi escolhido em votação popular para o Prêmio Concerto como Melhor CD do ano. Em abril de 2017 foi premiada como Melhor Instrumentista Erudita no Prêmio Profissionais da Música. Em 2016, teve seu CD Seresta, Choro e Homenagem a Fructuoso Vianna, com peças de Camargo Guarnieri para piano e orquestra, finalista como Melhor Álbum Erudito de 2015 no disputadíssimo 27º Prêmio da Música Brasileira. Em 2015, seu CD Cria – nova música brasileira para piano, vol. I, recebeu o Prêmio Concerto como Melhor CD do Ano.

Em 2019, seu CD em duo com o violinista italiano e spalla da Osesp, com as Sonatas de Glauco Velasquez e Leopoldo Miguez para a formação, foi relançado mundialmente pelo Naxos Label, na série “The music of Brazil”.Bacharel em Música na classe da compositora e pianista Lina Pires de Campos, na Universidade São Judas Tadeu, em sua formação também destacam-se cursos de especialização em Portugal, com a pianista Maria João Pires; na Inglaterra, tendo participado como bolsista integral do Third Oxford International Piano Festival; e na França, com o pianista Bernard Flavigny.

Dedica-se especialmente à execução do repertório para piano dos séculos XX e XXI, com várias peças executadas em primeira audição. Dentre elas destacam-se as dos compositores brasileiros Silvio Ferraz, Tatiana Catanzaro, Sergio Kafejian, Edson Zampronha, Mario Ficarelli, Leonardo Martinelli, Marlos Nobre, Ronaldo Miranda, Edmundo Villani Côrtes e Arrigo Barnabé.

Fotografias e Reportagem: Arlindo Homem

Partilha