Júlio Resende, Fernando Miguel Jalôto, António Oliveira e Najla Shami no IKFEM 2018

Júlio ResendeFernando Miguel JalôtoAntónio Oliveira e Najla Shami são as novas confirmações da VI edição do IKFEM – International Keyboard Festival & Masterclass, o festival de música de instrumentos da família dos teclados que se realiza na Eurocidade Valença-Tui de 20 a 24 de Julho.

Estes juntam-se às já anunciadas Maria Ana BoboneRosa Torres-Pardo e Rocío Márquez.
Sob o tema “Women Sound“, a edição de 2018 vai homenajear as mulheres do mundo da música de forma abrangente: na programação, com concertos de artistas reconhecidas; na abordagem temática do repertório; e nas várias actividades culturais paralelas.

Com Portugal cada vez mais representado, o IKFEM deste ano inaugura com um concerto de Júlio Resende. Considerado uma das principais figuras da nova geração do fado e do jazz, o pianista vai apresentar “Amália, Fado & Further”, um recital que se baseia na obra de Amália Rodrigues e apresenta novas visões sobre o cancioneiro fadista e temas originais.
Também estará Fernando Miguel Jalôto com “Concerto de música barroca para órgão no feminino”. Uma selecção de peças escolhidas para dar visibilidade às mulheres que fizeram parte da música durante o período barroco. A partir de um repertório cuidado, o organista português vai resgatar alguns desses nomes do esquecimento.
E António Oliveira que vai interpretar ao piano uma série de obras da autoria de compositoras portuguesas do século XX a que deu o nome de “Diálogos de género”. Do repertório fará parte a estreia mundial da obra “Tributos”, da compositora Ana de Magalhães Ataíde.
Já divulgada, a presença de Maria Ana Bobone com o seu concerto de fado ao piano.
Quatro músicos portugueses de peso que equilibram a programação de um festival pensado para unir Portugal e Espanha tendo a Eurocidade Valença-Tui como cenário.

De Espanha estão já confirmadas as presenças de Rosa Torres-Pardo e Rocío Márquez. E agora anuncia-se Najla Shami com o espectáculo “Latitudes”, uma viagem pelas identidades culturais que ajudam a conhecer a cantora e compositora galega: do Médio Oriente a África, passando pela América do Sul e a Península Ibérica. Najla Shami apresentará um concerto com músicas do mundo e acrescentará um novo instrumento ao repertorio do festival: a Kalimba, também conhecido como piano de polegar.

Partilha