Josh Rouse no hard Club… o cancioneiro da era moderna

Josh Rouse… falar de Josh Rouse impõe algum respeito…. O norte americano é dono de uma voz que não fica atrás de muitas ‘estrelas’ norte americanas. Se o nome para muitos passa despercebido num cartaz ou num festival, para outros, e cada vez mais, é uma referencia à mais de 20 anos do folk oriundo do Nebraska.

Seguindo a escola dos grandes songwriteres norte americanos, a musica de Josh espelha a alma e sobretudo a ruralidade de quem chega da chamada América profunda. Canções que tocam, canções com vida, sem aquele vazio muito em voga em alguma da música que surge em muitos palcos.
Josh é ele próprio a alma do sucesso que se arrasta desde o disco de estreia “Dressed Up Like Nebraska” em 1998.

Ao longo destas duas décadas de musicas, Josh tem sabido como ninguém aprofundar a sua música desde os tempos em gravava para cassete tudo aquilo que lhe vinha na alma.
Mais equilibrado e sem perder a linha que tem traçado ao longo dos anos, nem a influencia espanhola lhe desvirtuou as qualidades, Josh arriscou na passada quinta feira, perante um Hard Club sentado, apresentar um concerto de Natal.
Enganem-se aqueles que estão a imaginar uma decoração alusiva, nada disso, Josh, minimalista em palco, apenas acompanhado pelos seus músicos, trouxe as canções que lhe avivam as memórias de infância e que de uma forma irrepreensível as apresenta no disco “The Holiday Sounds of Josh Rouse”, trabalho que serve de base à digressão, mais uma, que Rouse inicia agora.

E seria ao som do apropriado “Mediterranean X-Mas“, memorias de natal de um pais, a Espanha, que o acolheu em 2013, que josh desfilaria em palco as canções marcantes de uma carreira que cada vez mais não podemos ignorar. Pelo meio do alinhamento viagens ao passado em temas como “1972“ ou o sempre atual “Love in the Modern Age”, a verdadeira alma de Josh Rouse.

 

Seria bom que todos os concertos de natal fossem como este de Josh Rouse. Embora sentado, o público não perdeu a oportunidade logo de inicio do concerto de se levantar para sentir de uma forma mais energética as canções de Josh.

Alinhamento

Mediterranean X-Mas

It Looks Like Love

His Majesty Rides

Quiet Town

Salton Sea

New York Holiday

1972

Sunshine (Come on Lady)

Sleigh Brother Bill

Carolina

Easy Man

Lemon Tree

Winter in the Hamptons

Hollywood Bass Player

Come Back (Light Therapy)

Love in the Modern Age

It’s the Night Time

Slaveship

Love Vibration

 

Fotografias / Reportagem: Paulo Homem de Melo

Partilha