José Pedro Cortes inaugura exposição em Berlim

José Pedro Cortes vai inaugurar na Galeria Robert Morat, em Berlim, no dia 19 de maio, a exposição “Bright Red”, que reúne novas obras do artista português. Esta é a sua segunda exposição individual na galeria alemã.

 

O título faz alusão à deficiência visual que um em cada dez homens tem, um leve daltonismo que muda a cor vermelha (ou o que é conhecido como vermelho) para verde, alterando a leitura do espectro de cores. Isso implica que, como mecanismo de compensação, muitos daltónicos “lêem” a cor vermelha no contexto e não como informação isolada. Usando este exemplo como metáfora, Cortes sublinha que é através da leitura contextual que sabemos o que é uma determinada cor e, num sentido mais amplo, como interpretar o mundo que nos rodeia.

 

As suas fotografias – sejam paisagens, retratos ou naturezas-mortas – funcionam como um mapa de possibilidades visuais. Como diz Cortes “O tempo das minhas imagens reflete nosso tempo de dúvida constante: impulso ou fabricação, vulnerabilidade ou força, superfície ou algo mais”.

Partilha