Jorge Silva Melo regressa ao TNSJ com Vidas Íntimas

Após a estreia no Teatro Municipal de Vila Real e de ter subido ao palco do Teatro Municipal da Guarda, Vidas Íntimas chega agora ao Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto. Com uma temporada que decorre entre 14 de novembro e 1 de dezembro, a peça recupera o texto de Noël Coward – um dos autores mais representados no mundo anglo-saxónico durante os anos 1920/30 – e, como o encenador Jorge Silva Melo descreve: “uma das mais cruéis análises das relações matrimoniais”.

 

No registo de tragicomédia, a obra foi escrita em apenas três dias pelo dramaturgo britânico, ora valorizado ora menosprezado, e transformou-se no seu mais duradouro sucesso de crítica e bilheteira – o exemplo mais eloquente da sua arte. Vidas Íntimas transporta-nos para a vida privada e para as tonalidades e contrastes que lhe são associados: o brilho e a opacidade da linguagem, as alegrias e os malefícios do casamento e do divórcio, os casais que não são felizes juntos nem separados ou as luzes que se apagam quando acaba o champanhe.

 

O universo de Coward, e este texto em específico, é “epicamente leve” mas não ligeiro e a sua frivolidade tem o poder de nos inquietar – um desassossego que, segundo Philip Hoare, se traduz num “divertimento sombrio” que nos faz rir tanto que nos esquecemos de chorar. “Apesar de todo o brilhantismo cómico, Coward pode ter sido um dos maiores trágicos da sua época”, acrescenta o biógrafo.

 

O elenco do espetáculo conta com Isabel Muñoz Cardoso, Rita Durão, Rúben Gomes, Tiago Matias e Vânia Rodrigues. A peça vai estar em cena às quartas-feiras e ao sábado às 19h00; às quintas e sextas-feiras, às 21h00; e ao domingo, às 16h00. No dia 15 de novembro (sexta-feira) haverá uma conversa pós-espetáculo e a sessão de 17 de novembro (domingo) inclui tradução em Língua Gestual Portuguesa.

 

Photo: Jorge Gonçalves

Partilha