Jorge Queijo lança “Adufes & Pandeiros I”… o primeiro de dez discos a serem lançadas este ano

Jorge Queijo lança hoje online em “Adufes & Pandeiros”, o primeiro de uma série de dez discos que o músico portuense apresentará este ano. Conduzido pela sua vivência na infância, Jorge Queijo imprime nos temas do disco memórias de viagens e caminhos, sem limites na descoberta de novos espaços e possibilidades sonoras dos instrumentos usados. O registo volta assim a encapsular o estilo que o baterista tem vindo a criar, que questiona e explora a improvisação entre o rock, o minimalismo repetitivo e os drones complexos.

O disco será apresentado ao vivo, no próximo dia 26 de janeiro, em mais uma edição do ciclo Solilóquios, a ter lugar na Rua das Carmelitas 100, no Porto (junto aos Clérigos).

O lançamento de dez discos no mesmo ano responde a uma urgência interior de concretizar vários planos que estavam, até agora, no seu arquivo. Incluindo gravações dos três últimos anos e novas composições ainda em construção, os diferentes lançamentos integram discos de improvisação com percussão, colaborações com artistas japoneses, composições ao piano e orgão, música electrónica ou apenas canções e improvisações à guitarra. No final, o artista pretende que as dez edições, embora não interligadas, desenhem um panorama sobre aquele que tem sido o trabalho que realiza, enquanto músico e compositor, desde 2009.

 

Jorge Queijo nasceu em Trás-os-Montes e reside no Porto, músico, compositor, artista sonoro e formador/educador, é licenciado em Jazz pela Escola de Música e Artes do Espectáculo do Porto e concluiu o mestrado em Music Leadreship pela Guildhall School of Music and Drama de Londres.

É membro dos projectos Torto, Os Príncipes, SSSQ e Tubab.

 

Partilha