Johann Sebastian Bach e Bachianas Brasileiras no Festival Ao largo

Torniamo al passato; sarà un progresso, aconselhou-nos Verdi…
O programa de sábado, 11 de Julho, segundo dia do Festival Ao largo, foi a prova que esse passo atrás, em arte, pode não ser um gesto conservador ou reacionário. Pode e deve ser um gesto de Homenagem!
A noite iniciou com um dos Concertos Brandeburgueses de Johann Sebastian Bach, peças consideradas fulcrais na história da música, concerto liderado por Pedro Meireles

Logo de seguida, uma revisitação ao seu espírito e feitura na produção do compositor Heitor Villa-Lobos. As Bachianas Brasileiras, deste último, foram obras escritas a partir de 1930 para formações diversas onde se tentou fundir material folclórico brasileiro e formas pré-clássicas. Villa-Lobos intentava construir uma versão brasileira dos Concertos do grande mestre barroco alemão.

A segunda noite do Festival Ao Largo contou com a presença da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque; Dr. Alexandre Santos (Vogal do OPART);  Diretora Artística do Teatro Nacional de São Carlos, Elisabete Matos e Presidente do OPART, Conceição Amaral.

 

Fotografias / Reportagem: Arlindo Homem

Partilha