João Só… “O Bom Rebelde” em concerto gratuito no Mar Shopping

João Só, encontra-se em digressão com o novo álbum “O Bom Rebelde”, e passa no dia 27 de julho pelo palco interior do espaço de restauração do MAR Shopping Matosinhos. Como no disco lançado em abril, que compila alguns dos seus melhores temas, o músico revisitará canções como “A Marte”, “Vai ficar tudo bem” ou “Sorte Grande”.

A música é uma presença constante na vida de João Só. Ainda adolescente deu uso à sua extensa coleção de discos e iniciou-se como DJ e, com apenas 15 anos, compõe “A Marte”, canção mais tarde incluída no seu álbum de estreia “João Só & Abandonados”, em 2009. Para além do precoce “A Marte”, também “Canção de Isqueiro” – que também integra “O Bom Rebelde” – se destaca.

Por essa altura é convidado a abrir uma série de concertos dos Azeitonas. A amizade com Miguel Araújo, músico que até há bem pouco tempo integrava a banda do Porto, solidifica-se e rapidamente compõem o EP “Mendes & João Só – Não entres nesse comboio, amor”, um disco especial que reúne dois dos mais talentosos compositores nacionais.

“Ela Só” é o segundo trabalho a solo de originais. No disco lançado em 2011, “Sorte Grande”, tema para o qual João Só viria a convidar Lúcia Moniz aquando da gravação de um especial de televisão, transformou-se no primeiro grande êxito da carreira do músico. Em 2013, lança “Coração no Chão

Também a televisão surge como um desafio e, em parceria com Nuno Markl, concebe em 2012, “Telebaladas”. O programa, de carácter inovador, convida a audiência a encomendar baladas baseadas nas histórias enviadas. A João Só cabia a composição das baladas. A parceria alargar-se-ia à rádio em 2016 com a rubrica “Dr. Paixão & Dr. Só” na Comercial.

Em 2014, a par de concretizar o seu casamento, João Só inicia a composição do que se pode considerar o seu primeiro álbum conceptual, “Até Que A Morte Nos Separe”. Um disco construído a partir da sua própria experiência, uma verdadeira coleção de “crónicas do amor” inspiradas pela sua própria vivência e em que reflete sobre as mais variadas fases da relação a dois.

O músico foi ainda o compositor escolhido por Nuno Markl para a série que concebeu, “1986”, exibida na RTP 1. Em paralelo, e com edição em abril deste ano, João Só publicou a compilação “O Bom Rebelde” em que juntou os seus melhores temas complementado por temas inéditos, regravações e parcerias inéditas. De destacar, os novos “Quando Te Calas” e “Coração a arder”, as colaborações com Benjamim em “Já lá vai” e em “Não é Verdade” ou a releitura de “A Marte” neste disco com a contribuição de Joana Almeirante.

 

O concerto é de entrada livre e começa às 21h00.

 

Photo: Filipe Ferreira

Partilha