João Lagarto leva Guerra do Ultramar ao palco do Cine-Teatro de Torres Vedras

Um Plano do Labirinto”, a mais recente produção da Companhia João Garcia Miguel, chega ao Cine-Teatro de Torres Vedras a 7 de  fevereiro. Com os atores João Lagarto, Sara Ribeiro e Paulo Mota, a peça promove uma reflexão sobre as memórias da Guerra do Ultramar e a vivência do povo português no continente africano.

 

O espetáculo é o resultado de uma colaboração entre o encenador João Garcia Miguel e o dramaturgo Francisco Luís Parreira, que, juntos, já tinham criado obras como “Lilith” (2002), “Três Parábolas de Possessão” (2015) e “Medeia” (2019).

Com “Um Plano do Labirinto”, prometem levar o público a questionar-se sobre o passado português, apresentando-lhes um pensamento crítico sobre as memórias da Guerra Colonial, as questões míticas associadas e ainda a sua dimensão de mentira e verdade, discutindo e colocando em questão momentos presentes no imaginário coletivo nacional.

 

“O autor Francisco Luís Parreira, antes mesmo de se debruçar sobre o que conhecemos hoje sobre a presença portuguesa em África no século XX, teve como ponto de partida um manuscrito egípcio com mais de 5000 anos, a sua biografia e a própria realidade e atualidade que o rodeia. Foram todos estes pontos e influências que o fizeram olhar para a imensidão de narrativas existentes sobre a Guerra do Ultramar e criar um texto que encara este período de uma forma diferente, tendo sempre presente uma atitude crítica e de questionamento”, explica o encenador João Garcia Miguel.

 

Com uma dimensão dramática e cómica, mas também romântica, durante toda a peça os atores desdobram-se em múltiplas personagens, diálogos e momentos de introspeção.

Partilha