Joana Guerra, que esta quinta feira, 27 de Maio, dá a conhecer o primeiro videoclipe – “Micélio” – do novo álbum, apresenta “Chão Vermelho” no palco do Grande Auditório da Culturgest, no dia 8 de junho, às 21:00.
O vídeo de “Micélio” foi realizado por Yaw Tembe e pertence a “Chão Vermelho”, quarto registo a solo de Joana Guerra, lançado em novembro de 2020 e muito bem recebido pelo público e pela crítica. Um álbum que, segundo Joana Guerra, “é um disco para toda a gente, mas em homenagem às mulheres. E é feminista, mas sem ser uma coisa deliberada”.
Para este trabalho, a artista conta com a participação de Maria do Mar, no violino, Carlos Godinho, na percussão, e Sofia Queiroz Orê-ibir, no contrabaixo, que formam, juntamente com a voz e violoncelo de Joana Guerra, um corpo tentacular do qual brotam canções como milagres da natureza em terra fustigada.
Nas imagens do seu disco, editado na berlinense Miasmah Recordings, as fotos de André Cepeda mostram o novo cenário de Joana Guerra, onde a argila deixa cicatrizes profundas, mas também extrai a matéria-prima da criação. É nesse contexto, aparentemente inóspito e sangrado, que Joana Guerra cultiva esta música que regenera.
Segundo Joana Guerra, “Chão Vermelho é uma imagem um bocado sangrada, uma imagem simbólica da terra, mas também do chão enquanto matéria a que nos conectamos e que pisamos. É muito inspirada na zona onde vivo, na aldeia de Outeiro da Cabeça, entre Torres Vedras e o Bombarral”.
Photo: June-Nash