A cantora e compositora Joana Alegre lançou o primeiro single do próximo álbum de originais. “Nó” é uma poderosa canção de baroque pop na qual faz uma hábil fusão com a eletrónica mais contemporânea.
“A canção surgiu há pouco mais de um ano, da dor e impotência que sentia (e ainda sinto) sempre que ligava a televisão e assistia, em direto, à guerra, à revolução e repressão no Irão, à crise dos refugiados, às alterações climáticas… Ficava sempre um ‘Nó’, que se adensou com a conjuntura e soltou-se na canção“, afirma Joana Alegre.
Com música e letra de Joana Alegre e produção de Choro, “Nó” abre a porta para uma nova era na carreira da cantora e compositora, que será, acima de tudo, uma fase de afirmação da sua persona artística. A canção é acompanhada por um arrojado videoclipe, realizado por Pedro Ivan e Luís Cunha, que transmite a força e garra viscerais da letra.
“Nó” antecipa o lançamento do disco “Luas“, que será editado no início de 2024, e é descrito pela artista como “um álbum mais feminino e selvagem, visceral, sem preocupações de encaixe normativo e que explora a consolidação de uma sonoridade baroque pop mais eletrónica, ao estilo de Florence + The Machine, Kate Bush, Aurora ou Patti Smith, que sempre quis trazer à minha música”.
O caminho até à chegada do novo álbum, o terceiro no percurso artístico de Joana Alegre, será pautado pela edição de diversos singles, acompanhados por vídeos realizados pela dupla Pedro Ivan e Luís Cunha, coreografias e direção de movimento de Carlota Rodrigues e guarda roupa a cargo da estilista Nata Ryzh.
Photo: Pedro Ivan