Joan As Police Woman, Carla Bley e Tom Brosseau na Primavera do Auditório de Espinho

Por enquanto, já é certo que Tom Brosseau, Carla Bley e Joan As Police Woman têm presença marcada no Auditório de Espinho – Academia (AdE). Dentro de um mês, vão ser conhecidos todos os espectáculos programados para Abril, Maio e Junho.

 

O artista norte-americano Tom Brosseau é o primeiro a subir a palco. A apresentação está agendada para dia 3 de Maio. Originário de Dakota do Norte, o músico é dono de uma sensibilidade extrema e conhecido como um contador de histórias. A National Public Radio americana aponta o cantor como uma das vozes mais surpreendentes da folk contemporânea.

 

Da folk viaja-se até ao jazz com o concerto de Carla Bley a 18 de Maio. A famosa pianista traz consigo a Espinho o baixista Steve Swallow e o saxofonista Andy Sheppard. Deste espectáculo podem esperar-se novas músicas e a genialidade reconhecida à artista.

A pianista norte-americana é uma figura fundamental do jazz contemporâneo, o que facilmente se percebe pela solidez da sua carreira e discografia. Em Espinho, a histórica pianista apresenta-se em trio, acompanhada de Steve Swallow (baixo) e Andy Sheppard (saxofone).

Os dois últimos discos, “Trios” (2013) e “Andando el Tiempo” (2015), gravados com os habituais companheiros de carreira, têm o selo da lendária editora ECM. Os 40 anos de carreira são marcados pela edição de mais de 20 álbuns, bem como pelas colaborações com outros artistas, como Gary Burton, Michael Mantler ou Charlie Haden e a sua Liberation Music Orchestra.

Carla Bley e Steve Swallow cruzam caminhos na década de 60, formando um duo profissional em 1978 que percorreu vários pontos do globo. Quase 10 anos depois, na mesma época em que Bley começou a escrever para big band, juntou-se Andy Sheppard.

 

A última novidade do momento é Joan Wasser, mais conhecida como Joan As Police Woman. Em Maio, a cantora e compositora lança a primeira antologia que reúne trinta das suas maiores canções, entre raridades e material nunca lançado.

No concerto, apresenta essa antologia e promete haver espaço para algumas versões de um segundo disco pensado para um futuro próximo. A americana vai fechar com chave de ouro o segundo trimestre do ano, no dia 14 de Junho.

Partilha