Jerry Lewis, Marilyn Monroe e Buster Keaton abrem Ciclo de cinema “Esplendor na Relva” – Glam Magazine

Jerry Lewis, Marilyn Monroe e Buster Keaton abrem Ciclo de cinema “Esplendor na Relva”

“O Homem das Mulheres”, de e com Jerry Lewis, “Serenata à Chuva”, “Quanto Mais Quente Melhor” e três curtas metragens de e com Buster Keaton, são as escolhas do cineasta João Mário Grilo, responsável pela programação do “Esplendor na Relva”, para dar início ao ciclo de cinema. Esta iniciativa da Parques de Sintra, no Parque e Palácio de Monserrate, tem início a 3 de agosto e prolonga-se até ao dia 26.

A primeira noite deste ciclo, 3 de agosto, é uma homenagem a Jerry Lewis, que deixou mais de 70 filmes como ator e mais de 20 realizados por ele próprio. É disso exemplo este “O Homem das Mulheres”, comédia de 1961, que conta a história de Herbert H. Heebert, um jovem que, depois de ter sido abandonado pela namorada, encontra emprego numa pensão só para mulheres. Este filme é um grande momento da comédia americana dos anos 60, com um cenário considerado uma maravilha de engenharia e cenografia cinematográficas. Ficaria para a história pela sua dimensão monumental: um único cenário com 60 divisões, numa construção de quatro andares, que ocupava os dois principais estúdios da Paramount.

No sábado, 4 de agosto, é tempo de assistir a “Serenata à Chuva” (1952), realizado pela célebre dupla Gene Kelly e Stanley Donnen. Um dos mais perfeitos, completos e deslumbrantes musicais da história do cinema, com números musicais imortais, reflete a passagem do cinema mudo para o sonoro, inspirando-se em factos e situações verídicas. O filme revela uma realização de um vigor, uma inteligência e um engenho sem precedentes na época. Uma das novidades nesta segunda edição de “Esplendor na Relva” são as Sessões Mistério, filmes apresentados ao sábado, à meia-noite, que serão revelados apenas no momento. Assim, no sábado, 4 de agosto, depois de “Serenata à Chuva”, no Relvado de Monserrate, há um segundo filme para ver no Auditório do Palácio.

Os mais novos não ficam de fora deste ciclo de cinema. No domingo, 5 de agosto, às 16h00, há matinée infantil, no Auditório do Palácio. O programa “A Herança Burlesca 1: Buster Keaton” inclui as curtas-metragens “Uma Semana”, “Pamplinas e os Polícias” e “Pamplinas na Casa Elétrica”. As idiossincrasias absurdas da vida moderna são o elo de ligação dos três filmes, sendo também esse um dos temas centrais de toda a obra de Keaton. O ator e realizador trabalhou estritamente para o riso e levou a comédia física ao seu mais alto nível.

O programa deste fim de semana termina no domingo, 5 de agosto, às 21h30, com “Quanto Mais Quente Melhor” (1959), de Billy Wilder, no Relvado de Monserrate. Dois músicos desempregados (interpretados por Tony Curtis e Jack Lemmon) são testemunhas de um ajuste de contas entre bandos rivais de gangsters. A dupla vê-se obrigada a fugir e a disfarçar-se de mulheres, juntando-se a uma banda feminina. Esta comédia constitui uma verdadeira vertigem burlesca, que conta com Marilyn Monroe no elenco, mais luminosa do que nunca. Considerada a maior obra de Billy Wilder, para além do festival de humor que representa este filme, salientam-se os números musicais que celebrizaram canções como a inesquecível “I Wanna Be Loved By You”.

Música é também o que se pode ouvir no ciclo de cinema “Esplendor na Relva”. Das 20h00 às 21h30, na Sala da Música, Raúl Pinto estará ao piano a interpretar temas relacionados com os filmes do programa.

O ciclo de cinema “Esplendor na Relva” decorre de 3 a 26 de agosto no Parque e Palácio de Monserrate, em Sintra. São várias obras-primas do cinema do século XX para ver, muitas delas à noite e ao ar livre, numa experiência única que coloca a atmosfera dos filmes a fundir-se com o cenário natural da serra de Sintra.

 

 

 

Partilha