“Jazz na Real Vinícola”… a 3ª edição do ciclo de concertos acontece em Junho

A Câmara Municipal de Matosinhos e a Orquestra Jazz de Matosinhos apresentam a 3.ª edição do ciclo de concertos “Jazz na Real Vinícola” durante os sábados de Junho. Quatro concertos com repertórios distintos que demonstram a versatilidade e abrangência da OJM que completa 25 anos em 2022.

 

Na praça da Real Vinícola, em Matosinhos, a OJM & Rui Reininho apresentam “Animais Errantes” dia 4 de Junho. Com direcção musical de Pedro Guedes, este concerto junta a big band ao vocalista dos GNR e ainda Alexandre Soares (guitarra electrónica) e Paulo Borges (teclados e electrónica). Ao vivo, as palavras são despidas para o som, as percussões e a electricidade, os sopros e o vento, um Tan Tan no Tibete ou o leão da Boavista. A OJM aventura-se pelos mistérios que vagueiam em “20.000 Éguas Submarinas”, o mais recente disco de Rui Reininho.

 

No dia 11 de junho, OJM & Perico Sambeat + Ricardo Toscano apresentam “Ornette, What is this?”. Uma homenagem ao saxofonista norte-americano que tem o seu nome registado na história do jazz. Após a edição de “The Shape of Jazz to Come” e “Free Jaza”, em 1959 e 1960, respetivamente, abriram-se um sem número de novas possibilidades. Ao vivo, a OJM encontra-se com a música deste grande mestre do jazz e propõe um conjunto de novos arranjos para temas que são uma porta aberta para a intensa expressão musical dos solistas, Perico Sambeat e Ricardo Toscano.

 

No sábado seguinte, 18 de junho, também às 18h00, a OJM faz “Uma Viagem Pelos Tempos do Jazz”, com direcção de Telmo Marques. Responsável pela transcrição de vários temas do repertório da big band, o arranjador, pianista e compositor assume este concerto recordando os seus trabalhos mais marcantes.

 

No último sábado de Junho, dia 25, é a vez da OJM & Manuela Azevedo revisitarem temas dos Clã, Sérgio Godinho, Samuel Úria e Chico Buarque, com arranjos para big band. Um reencontro muito esperado, com novas músicas, todas em português.

Partilha