Imaginarius recebe 295 candidaturas de 48 países – Glam Magazine

Imaginarius recebe 295 candidaturas de 48 países

A 18ª edição do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira, que vai realizar-se nos dias 24, 25 e 26 de maio no centro histórico da cidade, registou uma procura internacional sem precedentes através do Mais Imaginarius. Foram 295 os artistas e companhias de 49 países, dos cinco continentes, que apresentaram candidaturas ao concurso de criações artísticas aberto a companhias e artistas emergentes de todo o mundo. O júri já selecionou os 20 projetos, oriundos de 13 países, que serão integrados na programação do festival.

Os 48 países envolvidos no processo de candidatura ao Mais Imaginarius foram: Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Bulgária, Cabo Verde, Camarões, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Croácia, Egipto, Espanha, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Gana, Grécia, Holanda, Hungria, Índia, Indonésia, Irão, Irlanda, Israel, Itália, Lituânia, Marrocos, México, Nigéria, Noruega, Perú, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia, Rússia, Suíça, Tailândia, Tanzânia, Turquia, Ucrânia, Uruguai e Venezuela.

Após a deliberação do júri do Mais Imaginarius (constituído por Alexandra Moreira – DECA, Universidade de Aveiro; Isabel Bezelga – Departamento de Artes da Universidade de Évora; Bruno Pereira – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE); Jordi Duran – Diretor Artístico da FiraTàrrega, Espanha; Jens Frimann Hansen – Diretor Artístico do PASSAGE International Street Theatre Festival, Dinamarca; Julia von Wild – Diretora Artística do Tête-à-Tête, Rastatt’s International Street Arts Festival, Alemanha) serão integrados na programação do festival Imaginarius 20 projetos, oriundos de 13 países: Alemanha, Argentina, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Marrocos, Reino Unido, Rússia, Suíça e Turquia.  O vencedor do Mais Imaginarius 2018 será convidado a criar em residência um novo projeto para estreia na edição de 2019 do festival Imaginarius, integrada no programa de apoio à criação.

De referir que a criação “Consequencies (na foto) da Cia. Moveo (Espanha), que estreou no programa oficial do Imaginarius em 2017, tem garantida uma tournée internacional com presença em festivais na Coreia do Sul, Hungria e Reino Unido ao longo de 2018. Esta criação Imaginarius foi desenvolvida em residência no ano 2017, em Santa Maria da Feira, como consequência da conquista do prémio Mais Imaginarius pela companhia espanhola, no ano 2016. O Mais Imaginarius é uma secção do festival Imaginarius, que pretende dar espaço a artistas emergentes com vontade de mostrar o seu trabalho, através de um concurso de criações artísticas. Esta secção lança o desafio para a apresentação de propostas que abordam o espaço público nas suas mais diversas perceções, testando formatos e modelos, rumo à construção de novas identidades artísticas.

A diversidade, quantidade e qualidade dos projetos que têm sido apresentados a concurso no Mais Imaginarius, ao longo dos últimos anos, revelam a vontade de artistas de todo o mundo em ocuparem o espaço público de Santa Maria da Feira e de se expressarem através múltiplas linguagens no espaço público.

 

photo: Paulo Homem de Melo / Arquivo Glam Magazine

Partilha