Imaginarius… Quatro dias para celebrar o regresso pleno das artes de rua

O Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua prepara-se para acolher 178 artistas de 16 países e ultimar os preparativos para quatro dias de celebração do regresso pleno das artes de rua ao espaço público de Santa Maria da Feira, entre 26 e 29 de maio. Do espetáculo de grande formato, aberto a milhares de pessoas, à performance mais intimista, para 20 espectadores por sessão, o programa reserva 37 projetos artísticos, num total de 140 apresentações de acesso gratuito em 13 palcos não convencionais do centro histórico e sua envolvente.

A programação principal integra dez propostas ousadas, interventivas e inclusivas, assentes na interdisciplinaridade e na liberdade criativa, que percorrem o teatro de rua, a magie nouvelle, o circo contemporâneo e o novo circo, a dança urbana, o teatro físico e a música.

A secção Imaginarius Infantil volta a proporcionar aos mais novos e famílias momentos lúdicos, pedagógicos e de experimentação de artes multidisciplinares, maioritariamente no palco do Rossio, espaço privilegiado para o reencontro com os artistas e para a fruição cultural.

 

Nesta edição, o concurso internacional Mais Imaginarius apresenta 15 projetos de 13 nacionalidades, que cruzam diferentes disciplinas artísticas: teatro, dança, música, circo, performance, instalação e multidisciplinar. O projeto vencedor será premiado com uma residência artística para criação de espetáculo com estreia garantida em 2023.

O festival retoma também a aposta no apoio à criação para o espaço público, centrada num mundo contemporâneo em mudança. Coincidentemente, as cinco Criações Imaginarius partem de uma noção de tempo para refletir sobre questões prementes, como privacidade, género, memória, esquecimento e celebração.

 

Espaço de encontro de agentes do setor das artes de rua, o Imaginarius PRO volta a privilegiar o reforço de parcerias entre artistas e programadores durante três dias do festival, com enfoque na promoção das Criações Imaginarius e dos artistas emergentes, trazendo ainda à discussão temas relevantes como a participação comunitária e a segurança no planeamento de grandes eventos.

Partilha