Ilustrador Isidro Ferrer em Lisboa no Museu da Farmácia

Dia 22 de março, quinta-feira, pelas 18 horas, inaugura no Museu da Farmácia em Lisboa a exposição “Os Sonhos de Helena” do ilustrador espanhol Isidro Ferrer. A exposição reúne as obras que ilustram a coletânea de textos de Eduardo Galeano “Los Sueños de Helena”, editada em 2011 pela editora Libros del Zorro Rojo.

Como complemento é ainda apresentado um conjunto de esculturas, da série “Funny Farm”, de produção artesanal e inteiramente em madeira e que nos dão a conhecer uma singular coleção de personagens.

Numa alusão ao tema, o projeto expositivo consiste numa instalação com cinco camas, elevadas a três metros de altura, sob as quais serão suspensas as ilustrações e objetos figurativos. No final da exposição, as camas serão doadas a uma instituição de solidariedade social.

Após a inauguração, pelas 19 horas, terá lugar a conferência “Al pan, pan, y al vino, pan”, durante a qual Isidro Ferrer contactará com o público e terá a oportunidade de desvendar alguns aspetos da sua abordagem ao processo criativo.

Isidro Ferrer, ilustrador e designer, é considerado um dos mais geniais e influentes ilustradores contemporâneos. Algumas das criações de maior visibilidade deste madrileno nascido em 1963 incluem ilustrações para o diário El País, separadores de continuidade para o Canal Plus, a imagem gráfica do centenário de Luis Buñuel ou o anúncio televisivo para o New Beetle da Volkswagen. Cabe-lhe também a conceção da imagem gráfica desta exposição.

 

A exposição temporária “Os Sonhos de Helena” resulta de uma parceria entre a ILUSTRARTE -Bienal Internacional da Ilustração para a Infância e a Área Cultural da Associação Nacional das Farmácias (ANF). A curadoria é de Eduardo Filipe e Ju Godinho, comissários da ILUSTRARTE, e o projeto expositivo dos arquitetos Pedro Cabrito e Isabel Diniz.

A exposição, com entrada livre, poderá ser visitada todos os dias, das 10h às 19h e até 30 de junho, no Museu da Farmácia, Rua Marechal Saldanha,1.

Partilha