IKFEM… Mais de 20 propostas culturais e de lazer

O IKFEM – International Keyboard Festival & Masterclass inaugura dia 20 de Julho no Passeio Fluvial de Tui com um programa de homenagem a todos os que foram afectados pela explosão na fábrica de material pirotécnico em Tui, no passado mês de Maio, e que resultou em dois mortos e 37 feridos.
Junto às margens do Rio Minho, o festival que durante cinco dias conta como mais de 20 propostas culturais e de lazer sob tema “Women Sound“, como forma de dar visibilidade às compositoras e intérpretes femininas na música, começa com os concertos de Júlio Resende, que apresenta o espectáculo “Amália, Fado & Further”; Najla Shami, traz “Latitudes”; Andrea González, directora da IKFEM, que  interpreta o repertório de Ludovico Einaudi; e Ghost Beast, grupo de música electrónica e art-pop, que estreia o álbum “Winter’s Horas”. Mas oferece também outras actividades como aulas de yoga, prática de actividades aquáticas e animação infanto-juvenil. Da música clássica à contemporânea, passando pelo jazz, o fado e a música de raíz, o IKFEM ocupa, de 20 a 24 de Julho, a Eurocidade Valença-Tui com uma missão cultural, pedagódica, social e solidária.

Após da inauguração, no Passeio Fluvial de Tui, dia 21, o IKFEM muda-se para a Fortaleza de Valença do Minho onde se vão realizar os concertos do pianista António Oliveira, que apresenta “Diálogos de Género”; da fadista Maria Ana Bobone, com “Piano & Fado”; a flauta e o acórdão de Dúo Xistra; e os contadores de histórias musicais Touporroutou.
Domingo, dia 22, no mesmo local, o destaque vai para a homenagem a Eugenia Osterberger pela pianista Beatriz López-Suevos, a soprano Susana de Lorenzo e a investigadora Rosario Martínez que vão dar a conhecer, num concerto comentado, a obra da compositora e pianista galega nascida na segunda metade do século XIX. Haverá também um concerto de piano a quatro mãos, “Las Danzas de la Vida”, pela directora do IKFEM, Andrea González, e Daniel Pereira; e a Orquestra de Câmara Lira.
Dias 23 e 24, o IKFEM volta para Tui. Segunda-feira actua Fernando Miguel Jalôto na Catedral, com “Concerto de Música Barroca para Órgão no Feminino”; e terça-feira, a pianista Rosa Torres-Pardo, a cantora Rocío Márquez e a actriz Clara Muñiz encerram o IKFEM com o recital “Desconcierto”, que terá lugar no Teatro Municipal de Tui.
Haverá ainda um encontro aberto com a gaiteira e pianista Cristina Pato intitulado “Trascendiendo Disciplinas: El Artista Sostenible del siglo XXI”, dia 24, na sede da Universidade Nacional de Educação à Distância.

Todas as actividades são de entrada gratuita, excepto o concerto de encerramento com Rosa Torres-Pardo, Rocío Márquez e Clara Muñiz

Partilha