II edição dos “Livros à Rua” em Évora… – Glam Magazine

II edição dos “Livros à Rua” em Évora…

Livros, música e muita conversa enchem uma semana intensa em Évora no final de maio e junho dentro. Márcia, Benjamim, B Fachada, Peixe, e muitos outros, estão encarregues de embalar a segunda edição dos “Livros à Rua” que também vai dar que falar com José Mário Branco, Tiago Mota Saraiva, Ana Jara, Luís Mendes, Susana Mourão e António Guerreiro.

A II edição dos “Livros à Rua”, ocupa o Largo da Sé, entre 25 de Maio e 03 de Junho e nasce do trabalho conjunto entre os livreiros da cidade, Biblioteca Pública de Évora, autarquia e Associação “É Neste País”, com a colaboração de outras instituições culturais da cidade. Este festival de cultura no coração da cidade tem por tema base o Maio de 68, 50 anos passados sobre o movimento estudantil em Paris.

Para além dos concertos diários, os “Livros à Rua”, são primordialmente espaço para a apresentação de livros, conferências, ateliers, contos, conversas e jogos.

O espírito do Maio de 68 estará presente ao longo de todo o certame. De entre as muitas iniciativas destaca-se a conversa com José Mário Branco, que viveu o movimento em Paris na primeira pessoa ou o atelier de serigrafia em que os visitantes aprendem a fazer cartazes ao estilo e com a técnica da época.

Destaque igualmente para a conferência em torno do livro de Henry Lefebvre “O Direito à Cidade”, com Tiago Mota Saraiva, Ana Jara, Luís Mendes, Susana Mourão e António Guerreiro: “A gentrificação tornou-se madura e afigura-se com contornos mais agressivos, o que implica desalojamento dos mais pobres e uma perspectiva da habitação esvaziada da noção de direito, para ganhar o estatuto de mero activo financeiro para atração de investimento estrangeiro”, refere Luís Mendes.

 

Partilha