Há mais Alkantara Festival… Bruno Beltrão apresenta “Inoah” – Glam Magazine

Há mais Alkantara Festival… Bruno Beltrão apresenta “Inoah”

Já passaram vinte anos desde que Bruno Beltrão criou o Grupo de Rua, na cidade de Niterói, vizinha do Rio de Janeiro. Depois dos seus estudos em História da Arte e Filosofia na Universidade do Rio de Janeiro, Beltrão começou a procurar caminhos para levar a dança urbana para além dos seus próprios códigos e limites, introduzindo elementos estruturantes da coreografia pós-moderna no seu trabalho. O que procurava não era uma forma híbrida mas a criação de algo radicalmente novo, resultante da fusão de dois estilos de dança diferentes. Ao fazê-lo revolucionou não apenas a dança hip-hop como também a dança contemporânea, num percurso similar ao que William Forsythe percorreu na inovação do bailado clássico.

Em Inoah, os bailarinos percorrem uma distância de quase 5 km, numa coreografia que combina o virtuosismo do hip-hop com uma combinação vertiginosa de acelerações e momentos de repouso, dando ao conjunto uma qualidade dinâmica excecional e encantadora.

Introduzido na Europa pelo Alkantara Festival em 2002, Bruno Beltrão tornou-se um artista incontornável nos maiores palcos internacionais. Foi eleito Revelação do Ano 2016 pela revista BalletTanz e em 2010 recebeu um Bessie em Nova Iorque.

 

Culturgest  / Grande Auditório (Lisboa)
4 e 5 de Junho | 21.30h

Partilha