As aMijas são um projeto musical composto por sete mulheres, que nasce em 2022 no seio do coletivo Galéxia, no centro comercial Galécia, em Braga. Após uma residência artística no gnration, ao abrigo do programa de apoio à criação artística local Trabalho da Casa, as bracarenses fazem a pré-apresentação do disco de estreia, com as músicas que têm vindo a criar ao longo dos últimos dois anos.
Regendo-se pela máxima do barulho, o coletivo partilha a sala de ensaios, no Centro Comercial Galécia (na freguesia de Maximinos) com outros projetos da cidade como The Nancy Spungen X, Navegantes da Rua, Vai te Foder e Capela Mortuária.
Energéticas e descomprometidas, o som das aMijas tem influência dos mais diversos géneros do espetro musical. Desde o rock ao pimba e do pop ao punk, vivem livres e libertas nesta indefinição, com o único objetivo de agitar a cidade de Braga.
O disco de estreia do conjunto bracarense é composto por melodias que juntam guitarras, baixo, bateria, instrumentos de sopro e texturas eletrónicas, unidas por uma cantoria a duas vozes.
Misturando o humor e a tragédia, nas letras dos seus temas fazem ruminações sobre o quotidiano e brincam com assuntos sérios. Mas, como costumam dizer: “sem palhaçada, que aqui ninguém é parvo”.
Num concerto único, as aMijas apresentam, dia 21 de setembro, às 21:30, no gnration, o seu primeiro álbum. A banda da cidade de Braga concede a oportunidade de, em primeira mão, ouvir as músicas do trabalho que tem lançamento previsto para o final de 2024.
🖋 redação / press release