Galeria Francisco Fino apresenta Planta Espelho – Glam Magazine

Galeria Francisco Fino apresenta Planta Espelho

A Galeria Francisco Fino apresenta Planta Espelho, primeira exposição individual de José Pedro Cortes no novo espaço da galeria, que inaugura dia 26 de Janeiro às 22h00.

Planta Espelho reúne 25 fotografias recentes de territórios tão distintos como Dubai, Tóquio, Algarve ou o seu estúdio em Lisboa, num ensaio sobre um mundo instável e belo em constante mutação, enunciando que nunca se deve deixar de aprender a olhar de novo para o conhecido.

Em Planta Espelho, Cortes compõe uma realidade suspensa que resulta do confronto entre imagens com origem numa prática de estúdio e observações resultantes das suas viagens. O artista olha para a arquitectura, para a vegetação e para o corpo humano para reflectir sobre a relação entre um mundo de energias híbridas: uma força fabricada e feita de artefactos, criada pelo homem; e uma outra, natural e livre deste impulso de controlo do sujeito. Com alusões às ideias de limites e fronteiras, as fotografias de José Pedro Cortes mostram-nos, entre outros, o confronto entre a paisagem natural e a paisagem construída, ou a relação do estudo do corpo no estúdio com a evidência do esforço físico sentida nas pernas de corredoras de atletismo. É neste diálogo de tensão e dicotómico, que Cortes reforça uma das questões principais do seu trabalho: num mundo em constante transitoriedade como é que criamos um discurso sobre a matéria e a forma do nosso tempo?

“O tempo das minhas imagens é como o nosso tempo, de constante dúvida: fabricação ou impulso; vulnerabilidade ou força; superfície ou algo mais”, escreveu José Pedro Cortes para a sua exposição Concreto Armado (Bienal de Vila Franca de Xira 2016).

 

Galeria Francisco Fino (Lisboa)

27 de Janeiro 2018 a 1 de Março 2018

Partilha