Freddie Gibbs & Madlib… é caso para dizer… “Fuck off”

Existem casamentos perfeitos e casamentos por conveniências. Freddie Gibbs & Madlib foi um desses casamentos perfeitos ao segundo disco, depois de em 2014 terem dado ao mundo “Pinata”. Os beats de Madlib com as rimas de Freddie Gibbs não poderiam ser mais que a união perfeita de dois nomes maiores do hip hop norte-americano.
Mas como tudo que é perfeito existe um ‘se’ e esse ‘se’ foi terem vindo em lua-de-mel ao Vodafone Paredes de Coura.

O Couraiso por vezes não encontra perfeição em alguns casamentos e a dupla Freddie Gibbs & Madlib quase que poderiam falar em divorcio depois do concerto quase a encerrar a edição de 2019 do festival.
Hip hop no Couraiso não é sinonimo de conjugação pelo contrário. Em contrassenso com o disco que junta estes dois nomes editado nestas últimas semanas, “Bandana”, em palco a agressividade de Gibbs destoa do que é o habitat natural da música em Coura.

Era visível algum constrangimento por parte dos fãs dos Suede na front raw literalmente assustados por quem do alto do palco apelava constantemente “Fuck da Police”.

O hip hop é um veiculo de transmissão de mensagens para uma sociedade norte-americana multicultural e com uma evolução lenta dessa integração plena, mas as mensagens de Gibbs e Madlib podem muito bem passar para outras sociedades.
Se Patti Smith acendeu o rastilho da contestação, Gibbs e Madlib atearam as chamas, o único senão para muitos fãs do Festival, a excessiva carga de violência verbal no discurso em palco.
Voltando a “Bandana”, um excelente disco diga-se de passagem, com boas rimas e samplers a recuperar o melhor do chamado hip hop oldchool dos anos 90, e apesar de ter encontrado milhares de adeptos da cultura hip hop no festival, não é a expressão musical mais querida para um público fiel que chegou com Patti Smith e iria embora ao som dos Suede.
Para esses fãs e definitivamente fica a frase… “Fuck da Police”…

Fotografias: Paulo Homem de Melo
Reportagem: Sandra Pinho

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