Forte presença de Espanha no MEXE 2019

A 5ª edição do MEXE está de regresso entre os dias 16 e 22 de Setembro tendo como tema o COMUM. Convocar todos para “habitar o incerto como terreno arejado à criação e à produção de novas configurações de criação artística, programação, política e modos de vida e, com isso, criar possibilidades para estarmos junto, construirmos outras formas de viver cidade como um treino que nos prepara para resistir aos dias que ainda não são comuns.”, como afirma Hugo Cruz, o diretor artístico. Esta edição pretende, assim, reforçar a implementação do evento no espaço público, distribuindo-se por toda a cidade e dando continuidade à política de gratuitidade da maior parte dos seus espectáculos.

Ainda com o objectivo de promover este encontro a edição 2019 do MEXE lança um novo pacote experiência do festival: o MEXE casa, que integra alojamento próximo dos grupos que farão parte da progranação, alimentação e bilhetes para todos os espetáculos.

 

Serão quatro os projectos que se apresentarão no Porto numa parceria entre o MEXEEncontro Internacional de Arte e Comunidade e o Ministério da Cultura e Desporto de Espanha/Mostra Espanha 2019. Uma big band que junta instrumentos musicais e bolas de basquete, uma oficina de criação musical com os jovens do Centro Educativo de Santo António e a mais recente criação do Colectivo Lisarco vão, em Setembro, apresentar o trabalho de artistas e companhias espanholas.

Josep Borrás tem vindo a desenvolver um espaço de criação musical que, ao mesmo tempo, convoca a ideia de comunidade na vida individual. Orientando uma oficina que usa bolas de basquete para explorar os interesses dos participantes, o artista desafia grupos, um pouco por todo o mundo, a repensarem e recontextualizarem as suas concepções sobre a realidade e as opiniões face à comunidade em que habitam. Em Setembro, no âmbito da edição deste ano do MEXE, Josep convidará jovens do Centro Educativo de Santo António para um workshop a ser realizado na instituição. Esta actividade será desenvolvida em parceria com a Direção-Geral de Reinserção Social e Serviços Prisionais.

A BBBBB trará ao Porto, “Botes por el cambio”, um projecto musical de criação coletiva e intimista que propõe uma maior proximidade com o público. Este espectáculo cruza instrumentos tradicionais com ritmos criados com bolas de basquete, propondo a mudança.

O Colectivo Lisarco apresentará no Porto o seu mais recente trabalho, SYNECTIKOS, um espectáculo que procura aprofundar o cruzamento entre artistas, línguas, nacionalidades e disciplinas artísticas (música, movimento e artes visuais). Este trabalho será precedido de uma oficina com elementos de diferentes organizações da cidade dedicadas ao trabalho com a deficiência, culminando com a integração destes na apresentação final. Este espectáculo acontece a dia 20 de Setembro no Teatro Carlos Alberto.

 

Concebido e organizado num modelo participativo, o encontro será, como sempre, montado com o contributo e envolvimento dos elementos do grupo comunitário base da PELE nas várias fases do processo. A programação final será apresentada em Julho e ficará disponível no site www.mexe.org.

Partilha