FIMP’22 desponta na Primavera… antes de dar fruto em Outubro

A 21 de Março, com o intuito de celebrar o Dia Mundial da Marioneta, os Fimpalitos, mascote mutante do Fimp, nascerão das mãos de todos aqueles que participem no laboratório de construção e manipulação de marionetas, que decorrerá na sala de ensaios do Teatro de Ferro, em Campanhã, esta estrutura abrirá as portas à comunidade escolar com recurso a sessões matinais e vespertinas.

 

Ainda no dia 21 de Março, será exibido em estreia o documentário “Na Palheta com Dom Roberto”, realizado a partir de uma apresentação do Teatro Dom Roberto na edição FIMP’21, em que participaram um par de Roberteiros e duas Roberteiras. O interesse do filme da autoria de LoTa Gandra reside no facto do seu conteúdo versar esta forma de arte popular, que desde 2021 integra o Inventário do Património Cultural Imaterial.

O referido documentário sinaliza a primeira produção e iniciativa visível do CDoc_Centro de Documentação FIMP e será apresentado ao público na Estação de Metro da Trindade (relvado superior), às 19.00, numa iniciativa cujo acesso é gratuito e dirigido a todos os públicos.

 

Volvida menos de uma semana, a 27 de março, será tempo de comemorar o Dia Mundial do Teatro e, no mesmo local – a sala de ensaios do Teatro de Ferro – decorrerá uma sessão vespertina dos Fimpalitos, a partir das 15h30. Neste caso os destinatários serão o chamado público familiar, pais e filhos que queiram construir e manipular as suas próprias marionetas.

 

Em resumo, a referida ideia destas iniciativas que se inscrevem já no FIMP’22 foi também a de promover outras formas de ir ao encontro de novos públicos – quer pela realização de atividades com o público escolar, quer pela abertura de laboratórios de construção e manipulação para famílias. Para lá deste desígnio, com esta ação o FIMP promove a demanda, o encontro com outros públicos e novas formas de se relacionar com a cidade e o seu espaço público, neste caso através da Estação de Metro da Trindade. Agora é só… ‘Fimpar’!

 

 

Partilha