FILM FEST – Festival de Cinema Musicado ao Vivo regressa a Setúbal

O FILM FEST – Festival de Cinema Musicado ao Vivo, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, assume-se como agente cultural de promoção e expansão do formato tradicional do cine-concerto, promovendo encontros interdisciplinares únicos, nos quais são exibidos filmes reconhecidos do público e cuja banda sonora original é interpretada ao vivo, dando, porém, enfoque ao som e à música através do olhar criativo de vários artistas que, ao acompanharem musicalmente a exibição destas obras, criam bandas sonoras singulares.

 

O Festival traz para primeiro plano a relação entre a música e a imagem, onde a leitura de um filme pode ser completamente alterada em função da banda sonora escolhida – inclusivamente através da interpretação de composições musicais inéditas.

Ao mesmo tempo, resgata filmes “esquecidos” em arquivo e dar-lhes uma nova dimensão, com o objetivo de passar a mensagem de que o cinema mudo deve continuar a ser visto, tanto como manifestação artística como registo histórico-cultural insubstituível.

 

A 3ª edição do Film Fest tem agendada a sua apresentação pública para dia 12 de outubro, pelas 19h00 no espaço A Gráfica – Centro de Criação Artística. Para além da disponibilização do catálogo oficial, com informação detalhada da programação, decorrerá um dos cine-concertos dedicados às mulheres pioneiras na indústria cinematográfica, musicado ao vivo por Sara Ribeiro (voz) e Alexandre Bernardo (guitarra).

 

Os músicos Adolfo Luxúria Canibal, António Rafael e Miguel Pedro, que estarão em Setúbal no âmbito de uma residência artística especifica para o Film Fest, marcarão presença neste dia. O Film Fest arranca oficialmente dia 14 de outubro com a atuação

dos Mão Morta na sua versão Redux, musicando ao vivo o filme “Rapsódia satânica, de Nino Oxilia (IT, 1917, 43 min.)”.

Durante doze dias o festival acolhe 11 cine-concertos, 2 dois quais para escolas e um para famílias, decorrem também entre 12 e 24 de outubro 4 oficinas de cinema direcionadas para as escolas e publico juvenil e 2 palestras sobre o processo criativo na

construção de bandas sonoras originais.

Partilha