Festival Porta-Jazz traz Chris Cheek, Ohad Talmor e Thomas Morgan ao Porto

A 9ª edição do Festival Porta-Jazz continua com concertos e parcerias inéditas. Amanhã, o Grande Auditório do Rivoli recebe, às 21h30, José Soares com Joris Roelofs e Harmen Fraanje, resultado de uma encomenda do festival ao saxofonista português a viver em Amesterdão. Às 22h30, é a vez do saxofonista Chris Cheek se juntar ao grupo MAP liderado pelo pianista Paulo Gomes, com o guitarrista Miguel Moreira, o contrabaixista Miguel Ângelo e o baterista Acácio Salero. O colectivo vem apresentar temas dos três discos editados com o Carimbo Porta-Jazz, assim como novas composições escritas para esta formação e alguma música escrita pelo próprio Chris Cheek.

 

Sexta-feira, o festival ocupa as duas salas do Rivoli. No Pequeno Auditório, às 18h00, José Pedro Coelho apresenta o segundo disco, “Passarola Voadora“, com Xan Campos ao piano, Demian Cabaud no contrabaixo, e Marcos Cavaleiro na bateria. Uma hora depois, o trio Hang in High apresenta o seu terceiro disco num concerto que resulta da parceria com o festival austríaco Bezau Beatz.

Às 21h30, o Grande Auditório abre as portas para receber Thomas Morgan e Marcos Cavaleiro, acompanhados por João Guimarães e André Fernandes. Em palco, um dos mais activos músicos portugueses com um dos contrabaixistas mais importantes da actualidade que, juntos, vão construir um repertório com uma identidade marcada e capaz de trazer ao de cima as possibilidades desta reunião de talentos.

Às 22h30, Ohad Talmor (na foto) junta-se ao super-grupo CORETO. O saxofonista norte-americano escreveu e orquestrou para o colectivo e chegou o momento de estrear ao vivo as composições.

 

O Festival Porta-Jazz termina no domingo. Às 18h00, a Sala Porta-Jazz recebe Intensivstation, mais um concerto em parceria com o festival austríaco Bezau Beatz. Uma hora depois, o quarteto Alexandre Coelho apresenta “Idiosyncrasies“; e às 22h00, os músicos do Festival Porta-Jazz e do Bezau Beatz juntam-se em palco para um concerto espontâneo e inédito.

 

Como tem acontecido ao longo da semana, o Clubedo realiza-se após os concertos nas salas de espectáculos. Amanhã, a Casa de Ló recebe, às 23h30, Ricardo Moreira, Nuno Campos e Ricardo Coelho; sábado, o Café do Rivoli, recebe às 23h30 o ESMAE Jazz Ensemble; e domingo, no Hot Five, tocam Paulo Gomes, João Paulo Rosado e Filipe Monteiro, às 23h00.

Recorde-se que o Festival Porta-Jazz teve início no passado dia 1 de Dezembro

Partilha