O MIL regressa, ao vivo, nos dias 15, 16 e 17 de setembro no Hub Criativo do Beato e já é possível consultar os horários do programa artístico e de convenção em millisboa.com.
Depois de cancelar a sua edição presencial em 2020, o festival dedicado à descoberta, valorização, promoção e internacionalização da música popular actual regressa este mês com um programa de 50 concertos e cerca de 30 debates, keynotes, masterclasses e workshops.
O programa artístico decorrerá em 5 palcos no Hub Criativo do Beato: Casa do Capitão, Fábrica do Pão, Fornos da Fábrica do Pão, Palco Beato e Factory. O cartaz completo por dias inclui:
15 de setembro
Bia Maria (PT), Cabrita (PT), Dianna Excel (PT), Ellynora (IT), Fado Bicha (PT), Gala Drop (PT), Hadi Zeidan (FR/LE), Hun Hun (BE), Ladaniva (AM), Lavoiser (PT) & Tarta Relena (CAT) | MIL x Institut Ramon Llull, Maria Reis (PT),
MOAA (IT), Queralt Lahoz (ES), Stereoboy (PT) e Tristany (PT)
16 de setembro
Acácia Maior (CV), BabySolo33 (FR), Carla Prata (AO/PT), Club Makumba (PT), Dame Area (ES), Faux Real (UK), Herlander (PT), Ikram Bouloum (ES), Los Sara Fontan (ES), Murman Tsuladze (GE), Orange Dream (FR), Pedro da Linha (PT) & Álvaro Romero (ES) | MIL x Liveurope, Ray (PT), Roméo Poirier (BE),
Yakuza (PT) e YN (FR)
17 de setembro
A’mosi Just a Label (AO), Dino Brandão (AO/CH), EU.CLIDES (PT), Eugenia Post Meridiem (IT), Global Charming (NL), Karel (NL), Marinho (PT), MURAIS (PT), Naima Bock (UK), Rosin de Palo (ES), SecoSecoSeco (ES), Silly (PT), Susobrino (BR), Uma Chine (BE), We Sea (PT) e Yndi (FR/BR)
Durante o dia, o Hub Criativo do Beato é palco do programa de convenção do MIL. Partindo da premissa de que o futuro da cultura é o futuro do ao vivo, o festival enceta uma reflexão crítica sobre a necessidade de se criar estratégias a longo prazo para a recuperação do setor, ao mesmo tempo que pensa a transformação digital e o seu impacto. Com uma forte componente de programação, o MIL procura também capacitar os profissionais dos setores da música e da cultura com ferramentas para o seu trabalho diário, assumindo-se também como ferramenta de internacionalização, negócio e intercâmbio.
Dos vários participantes, destacam-se Andy C. Pratt, professor e investigador na área de economia da cultura, Lila Fadista, voz da dupla Fado Bicha, Linn da Quebrada, artista multimédia, Liz Pelly, jornalista e investigadora, Tom Gray, protagonista da campanha #BrokenRecord e membro da The Ivors Academy, Chi Chi Nwakodo, executiva sénior da Sony Music Publishing, Jonathan Goodacre, consultor de The Audience Agency e Ignasi Labastida i Juan, promotor da Creative Commons Espanha.