Festival do Vinho do Douro Superior supera 9.000 visitantes – Glam Magazine

Festival do Vinho do Douro Superior supera 9.000 visitantes

A 7.ª edição do Festival do Vinho do Douro Superior (FVDS) decorreu de 25 a 27 de Maio, na ExpoCôa, em Vila Nova de Foz Côa, tendo sido inaugurado com a presença de Carlos Daniel, Secretário de Estado das Autarquias Locais, e de outras individualidades. Os mais de 9.000 visitantes – que provaram e aprovaram alguns dos quase 400 néctares presentes na mostra –, vem confirmar que este é um evento de elevado interesse para os produtores do Douro Superior, para o público enófilo e de extrema importância para a afirmação desta sub-região.

 

Um dos pontos altos do FVDS é o ‘Concurso de Vinhos do Douro Superior’. Também aqui foi superado, mais uma vez, o recorde: o número de referências vínicas inscritas este ano ascenderam às 184, o equivalente a um acréscimo de 20% em relação a 2017 (foram 153), entre 55 brancos, 113 tintos e 16 vinhos do Porto dos 80 produtores que marcaram presença no recinto da feira. Os 29 elementos do júri – jornalistas, responsáveis de compras de garrafeiras, sommeliers e bloggers especializados – provaram “às cegas” o total de vinhos acima referido.

Duas Quintas Reserva branco 2016’ (Adriano Ramos Pinto), ‘ZOM Touriga Nacional Grande Reserva tinto 2011’, (Barão de Vilar), e ‘Duorum Porto Vintage 2011’ (Duorum Vinhos) são os grandes vencedores do ‘Concurso de Vinhos do Douro Superior 2018’. Além das 3 distinções na categoria de ‘Melhor Vinho’, foram entregues 22 ‘Medalhas de Ouro’ (6 para brancos, 12 para tintos e 4 para vinho do Porto) e 41 ‘Medalhas de Prata’ (12 para brancos, 25 para tintos e 4 para vinho do Porto). A soma totaliza 66 vencedores (mais 15 do que no ano passado).

 

Este evento continua a despertar grande interesse em amplas camadas de público, atraindo muitos visitantes fora da região. Prova disso é o significativo aumento da afluência registado este ano em que se atingiu um número superior a 9.000, cerca de 15% a mais que na anterior edição. Este crescente interesse por parte de público e profissionais foi correspondido também pelo crescimento no número de produtores expositores que totalizaram 80 presenças, para além de 4 tasquinhas. A edição de 2018 contou ainda com um convidado especial, o Master of Wine Dirceu Vianna Júnior, que contactou com muitos dos produtores presentes e teve oportunidade de provar muitas dezenas de vinhos, tendo ficado impressionado com a qualidade geral exibida e com o forte dinamismo do Douro Superior.

 

Photo: Ricardo Palma Veiga

 

Partilha