De 28 de Outubro a 1 de Novembro, Portugal recebe em digressão nacional um dos mais inovadores e prolíficos conjuntos a criar repertório para o futuro da guitarra clássica.
Entusiasticamente comprometidos com a música do nosso tempo, o Aleph Guitar Quartet tem como missão, desde a sua fundação em 1994, apresentar, promover e fazer proliferar a linguagem musical e as técnicas instrumentais dos séculos XX e XXI, alimentadas pela intensa colaboração com compositores, engenheiros de som e especialistas em acústica.
Pela mão do Festival DME – Dias da Música Electrocústica, os alemães Andrés Hernández Alba, Tillmann Reinbeck, Wolfgang Sehringer e Christian Wernicke vêm agora a Lisboa, Seia, Idanha-a-Velha e Porto para quatro concertos onde irão apresentar um programa composto inteiramente por obras em estreia em território nacional e, ainda, duas estreias absolutas dos compositores Jaime Reis (encomendada pelo ZKM – Center for Art and Media Karlsruhe e Ensemble Aleph / Musikfonds e.V. , Alemanha) e Jörg Mainka (encomendada pelo Ensemble Aleph / Musikfonds e.V. , Alemanha). As restantes obras são da autoria de jovens compositores
emergentes da cena internacional, Núria Giménez Comas e Peter Jakober, e também de dois gigantes da música erudita contemporânea, Georg Friedrich Haas e Nicolaus A. Huber.
Dia 28 a primeira paragem é no espaço Lisboa Incomum, seguido das cidades de Seia e Idanha-a-Velha nos dias 30 e 31, terminando na Casa da Música no Porto, no dia 1 de Novembro. Neste último, a experiência será ainda mais especial já que estará preparado um sistema imersivo de difusão sonora em forma de cúpula que irá envolver, por completo, o público no espaço sonoro.