Festival DDD – No Palco/Em Casa… regressa em abril com forte aposta na criação nacional

Ao vivo e online, ou apenas em ambiente virtual, a edição deste ano, renomeada “DDD – No Palco / Em casa”, vai mesmo acontecer. Com um programa adaptado e dotado de novas ferramentas para enfrentar as condicionantes provocadas pela pandemia, o festival prosseguirá com a sua missão de promover internacionalmente a riqueza e diversidade da dança portuguesa.

 

Depois de um interregno de um ano devido à pandemia, o DDD – Festival Dias da Dança está de volta de 20 a 30 de abril para uma edição que foi, inicialmente, idealizada para se realizar exclusivamente em formato digital. No entanto, com a possibilidade de reabertura dos teatros a partir do dia 19 de abril, já está em curso um plano que levará aos vários palcos do festival, no Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Viana do Castelo, um conjunto de espetáculos nacionais, grande parte em estreia mundial.

 

Esta que será a 5ª edição do DDD promete uma vasta programação composta por espetáculos portugueses e estrangeiros — que espelham a diversidade coreográfica tão presente no ADN do festival —, exposições, conversas online, masterclasses, residências artísticas e onde, também, não vão faltar as habituais e concorridas festas de abertura e de encerramento (que este ano migram para as plataformas digitais).

 

Apesar de já serem conhecidos alguns nomes que haviam sido anunciados no ano passado, como os franceses (LA) HORDE com o Ballet national de Marseille, a sul coreana Eun-Me Ahn, o coreógrafo Victor Hugo Pontes (na foto) ou o encenador Tiago Rodrigues com La Ribot e Mathilde Monnier, a programação só será revelada na íntegra, no próximo dia 8 de abril.

 

Photo: Jose Caldeira

Partilha