O Mercado Municipal de Santa Maria da Feira volta a acolher o Festival da Cerveja Artesanal com Lúpulo Feirense. Um encontro de sabores e saberes para toda a família nos dias 12, 13 e 14 de outubro. O certame promete surpreender com a apresentação de oito cervejas artesanais exclusivas, de edição limitada, produzidas com lúpulo fresco – planta essencial para o fabrico da cerveja e conservante natural – cultivado nas margens do rio Cáster. Além das oito cervejas artesanais produzidas especificamente para este festival, estarão presentes as marcas já comercializadas pelos oito cervejeiros convidados, que abastecerão o Mercado Municipal com oito mil litros de cerveja artesanal.
Mas há muito mais para degustar e desfrutar ao longo dos três dias do festival. À cerveja artesanal vão juntar-se degustações de gastronomia regional com menus especialmente concebidos para a promoção do evento, workshops de cerveja e gastronomia, concertos de três bandas carismáticas de tributo aos Queen, Beatles e Eric Clapton e uma área infantil com insufláveis, pinturas faciais e modelação de balões, num diversificado programa de três dias, aberto a diferentes públicos.
A restauração local foi desafiada a participar no evento, apresentando menus associados à cerveja artesanal, confecionados com produtos identitários do território. A tradicional Fogaça da Feira é uma das presenças garantidas no certame, com propostas da pastelaria Renascer, a par de outros petiscos e iguarias que os restaurantes aderentes – Adega Monhé, Massa9va e Crepes de Centeio – vão propor aos visitantes como acompanhamento da cerveja artesanal.
O Festival da Cerveja Artesanal com Lúpulo Feirense é uma organização da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, em parceria com a empresa feirense Lúpulo Feirense e a Adritem, que desafiou oito conhecidas marcas de cerveja artesanal a criarem edições especiais à base de lúpulo produzido nas margens do rio Cáster. O acesso ao Mercado Municipal é gratuito, assim como todo o programa de animação.