Festival A Porta 2018… 14 novas confirmações musicais – Glam Magazine

Festival A Porta 2018… 14 novas confirmações musicais

A 4º edição do festival tem cartaz musical fechado, 30 atividades infantojuvenis (Portinha), 4 Jantares Temáticos com sobremesa musical e lotação esgotada, uma Casa Plástica com exposição de artes visuais e serviço educativo com visitas guiadas e workshops, além de feiras de autor e de tudo e mais alguma coisa, e 1001 Portas para ver e viver Leiria através da arte urbana, teatro, dança e experiências sensoriais. O Festival A Porta não pára de abrir caminho para a semana de 16 a 24 de Junho, na cidade de Leiria.

O festival propõe uma verdadeira experiência multidisciplinar na cidade do Lis que envolve a comunidade, é intergeracional, inclusiva e se ativa em vários espaços e lugares carismáticos da cidade.
Depois de confirmados  Dead Combo, BongaConan OsirisThe ParkinsonsMemória de PeixeFilho da Mãe, Marco Franco, Emperor X,  Nice Weather for Ducks, FUGLY, Primeira Dama, Urso Bardo, Blue Crime e Lovers & Lollypops Soundsystem,  juntam-se agora à festa mais 14 nomes musicais.

Os leirienses First Breath After Coma com convidados especiais, os espanhóis Mohama Saz, e os portugueses Miami Flu, Ricardo Martins, G Combo, Jibóia, Cosmic Mass, Debut, After 3000 e KOYAANISQATSI. A festa fica assegurada por DJ Quesadilla, DJ Tu Escolhes Eu Meto, Paulo Cunha Martins apresenta Rádio Popular e Casota Collective DJ set 

O festival apresenta também a Casa Plástica, secção de artes visuais, que em 2018 se organiza sob o tema “Esta casa já deu luz“, uma exposição colectiva com vários artistas visuais, um programa de performance, e um serviço educativo com workshops e visitas guiadas. Finalmente e à semelhança de anos anteriores, há 4 jantares temáticos com sabores do mundo e sobremesas musicais, em várias casas particulares de Leiria.

 

A Casa Plástica é a grande exposição colectiva de artes visuais do Festival A Porta. De 16 a 24 de Junho, a exposição “Esta casa já deu luz” ocupa um espaço novo, o Antigo Edifício da EDP ao Jardim Vala Real. Fotografias que levam aos palcos barulhentos de concertos, esculturas de cera com pavios escondidos, palcos de luz ou memórias de um espaço que um dia foi o escritório de uma central de distribuição eléctrica. Os trabalhos reunidos em “Esta casa já deu luz” são ensaios para abordar a luz como ponto de partida e chegada. A exposição inclui trabalhos de dezenas de artistas visuais como Francisca Veiga, Luísa Passos ou a dupla Electricidade Estética, bem como um amplo programa de  performances de artistas como Tiago Gandra ou Diana Pinto, e ainda um serviço educativo dirigido às escolas com workshops de cinema e desenho e visitas guiadas.

 

O Festival A Porta revela o melhor de Leiria, propondo vários roteiros culturais com artistas locais, nacionais e internacionais, fortalecendo a inclusão de diversas comunidades e experiências, numa verdadeira plataforma intergeracional e multidisciplinar. De 16 a 24 de Junho, Leiria recebe música, exposições, jantares temáticos, arte nas ruas e atividades infantojuvenis. Meia Dúzia e Meia de Gatos Pingados, o coletivo que põe de pé o festival, promete ainda mais novidades e o fechar do cartaz  no decorrer das próximas semanas.

Partilha