Festa do Cinema Italiano pela primeira vez em Angra do Heroísmo

Em 2018 é celebrada a 11ª edição da Festa do Cinema Italiano que se realiza, este ano em 17 cidades portuguesas , além de outros países lusófonos tais como Angola, Moçambique e Brasil. De 18 a 21 outubro a Festa do Cinema Italiano está pela primeira vez em Angra do Heroísmo. Quatro dias com o melhor cinema italiano: novidades, clássicos, antestreias, cinema para crianças e aulas de Italiano no Centro Cultural e Congressos.

 

A sessão de abertura é na quinta-feira dia 18 às 21h00, com The Place, último filme de Paolo Genovese que, depois do sucesso internacional de Perfetti sconosciuti (Amigos, Amigos, Telemóveis à Parte), volta a explorar com este empolgante drama o lado oculto da alma humana, os seus segredos mas também os seus inesperados recursos

No dia 19, 10h30 de manhã, é a vez de os mais pequenos irem à sala assistir às aventuras dos simpatiquíssimos Pipì, Pupù e Rosmarina que têm de descobrir quem roubou as notas musicais para o Grande Concerto de 15 de Agosto! Pipì, Pupù e Rosmarina e o Mistério das Notas Roubadas é a mais recente obra de Enzo d’Alò, o autor do famoso O Gato que Ensinou a Gaivota a Voar.

Às 21h00 a última estreia cinematográfica da Festa: Em Guerra por Amor, do conhecido humorista Pif: uma divertida história de amor em tempos de guerra e sobretudo uma irónica e inteligente reflexão sobre a máfia na sua amada terra: a Sicília.

 

No dia 20, às 16h00 Italiano per principianti: todos a aprender o bê-á-bá da língua italiana! A Festa proporciona uma aula aberta de língua italiana com um professor do Instituto Italiano de Cultura.

Segue às 18h00 o filme que abriu o festival em Lisboa: O Fantasma da Sicília, filme de abertura da Semaine de la Critique no Festival de Cannes o novo surpreendente trabalho de uma dupla de realizadores que já ganhou o Grande Prémio da mesma selecção em 2013. Mais uma reflexão sobre como a máfia actua no sul da Itália, desta vez a partir de um facto verídico: um caso que chocou a opinião pública italiana nos anos 90 é uma fábula romântica no mundo implacável da máfia italiana.

Às 21h00 Cá Por Casa Tudo Bem o último filme do Gabriele Muccino (À Procura da Felicidade, O Último Beijo): uma família inteira encontra-se na maravilhosa ilha de Ischia, em Nápoles para as bodas de ouro de Pietro e Alba, mas quando uma tempestade bloqueia o grupo na ilha, os rancores e as hipocrisias escondidas durante muitos anos emergem de forma imprevista.

 

No domingo dia 21, para os mais pequenos, o encontro está marcado no CCC, às 14h00, para um atelier com curtas de animação e divertidas atividades!

A seguir, às 16h00, um dos maiores artistas da arte renascentista italiana é apresentado numa versão inédita no filme Raffaello – o príncipe das artes: uma digressão pelo trabalho do pintor Raffaello Sanzio (1483-1520) contada através de múltiplos pontos de vista exclusivos e inéditos. Um ocasião única de ver a grande arte italiana no ecrã!

Às 18h30 é a vez de um dos maiores clássicos do cinema italiano de sempre: Cinema Paraíso, o filme da vida para mais de uma geração; uma história comovedora e inesquecível acerca da magia do cinema, que nos fará rir e chorar mais uma vez na sala de cinema.

O encerramento será às 21h00 com uma recente estreia nas salas portuguesas: A Rapariga no Nevoeiro, primeira obra cinematográfica de Donato Carrisi, um dos escritores italianos de policiais mais conhecidos internacionalmente. É um thriller de grandes ambições com uma realização soberba e um elenco notável (Toni Servillo e Jean Reno).

Segundo a organização, “um dos objetivos para este ano está, para já, cumprido: o aumento significativo do número de cidades em Portugal e em países lusófonos, onde estaremos presentes graças à colaboração dos nossos patrocinadores e aos apoios locais e municipais. Estamos muito satisfeitos com a programação da Festa do Cinema Italiano deste ano e esperamos ir ao encontro das expetativas do público de Angra do Heroísmo que, com certeza, nos irá receber muito bem”.

Partilha