Falta uma semana… Why Portugal Event 2018

O cluster de música WHY Portugal apresenta, em parceria com o Westway LAB Festival, o WHY Portugal Event em Guimarães, no Palácio Vila Flor, de 11 a 14 de Abril de 2018. Após a sua “edição zero” em 2017, o WHY Portugal Event realiza a sua primeira edição enquanto mostra de concertos, showcases e conferência profissional de música orientada para a internacionalização da música portuguesa. O WHY Portugal Event associa-se assim ao primeiro showcase festival e conferência profissional de música em Portugal, o Westway LAB, que decorre anualmente há 5 anos no mês de Abril em Guimarães, desenvolvendo um eixo de conferências paralelo ao Westway PRO, focado nas questões da internacionalização.

Durante o dia 12 e 13 de abril a WHY Portugal vai promover uma série de conferências e ações todas elas focadas nas questões da internacionalização e exportação da música. Estas ações são direcionadas aos mais variados profissionais na indústria musical: de artistas a managers, agentes, assessores, etc. No WHY Portugal Event estão ainda confirmados 4 showcases de artistas portugueses: Isaura, cuja composição da sua mais recente canção “O Jardim” ganhou o Festival da Canção, Stereossauro, um dos maiores nomes do DJing nacional, Omiri, um projeto de reinvenção da música tradicional portuguesa e Moonshiners, uma novo talento do rock português que acaba de lançar o álbum “Prohibition Edition“. Estes showcases acontecem a partir das 17H00 de sexta-feira dia 13 de abril.

Através do WHY Portugal Event, o Westway LAB acolhe no nosso país 26 export offices de toda a Europa. Com Peter Smidt, fundador histórico do Festival Eurosonic Nooderslag (Holanda) como keynote speaker, o evento conta ainda com a participação de 9 outros Festivais Europeus: Live at Heart (Suécia), Liverpool Sound City (Reino-Unido), Monkey Week (Espanha), Waves Vienna (Austria), MENT (Eslovénia), Spring Break (Polónia), Sonic Visions (Luxemburgo), C-O Pop (Alemanha) e Linecheck (Itália), estes dois últimos com painéis próprios. A participação destes festivais no WHY Portugal Event é conseguida através do projeto INES (Innovation Network of European Showcases): um projeto de cooperação a nível europeu encabeçado por oito festivais de showcases internacionais e a Gigmit, uma plataforma digital europeia de agenciamento de artistas. Após a entrada da WHY Portugal na direcção da rede EMEE – European Music Export Exchange, rede europeia constituída por 23 export offices, o WHY Portugal Event em Guimarães acolhe a primeira reunião da EMEE em Portugal, com representantes do Bureau Export (França), Buma Cultuur (Holanda), Initiative Muzik (Alemanha) e muitos outros.

 

Programação WHY Portugal Event:

12 abril, quinta-feira.

11H00 –  As ferramentas do Manager: como gerir a PME de um Artista

12H00 – Quem fala pelos Artistas? Com Sue Combo do LaGam / IAO que desafia os artistas portugueses a encontrar a sua voz.

15H00 – As ferramentas do Manager: Artistas e marcas

16H00 – Conferência com Benjamin Demelester (Bureau Export FR)

16H30 – Artistas portugueses de destaque: Sessão de trabalho para artistas interessados em constituir a CAIP – Coligação de Artistas Intérpretes Portugueses.

 

13 abril, sexta-feira.

10H00 – As indústrias criativas e o seu papel na Economia: com Mirko Whitfield de SXSW

11H30 – Assembleia Geral WHY Portugal

16H00 – Workshop AMAEI: Marketing Digital, Distribuição & Playlisting: Vitor Macedo (Altafonte), Raquel Lains (Let’s Start a Fire) (com convidado Peter Astedt)

17H00 – Showcases WHY Portugal Event

Partilha