Fado Bicha substitui Kiddy Smile na primeira parte de Beth Ditto

Por motivos de saúde, e à semelhança do que aconteceu hoje em Madrid, Kiddy Smile cancelou a sua actuação na primeira parte do concerto de Beth Ditto agendado para esta quinta-feira, no Capitólio, em Lisboa. A abertura deste concerto único em Portugal, que marca a estreia a solo da inconfundível ex voz dos Gossip no nosso país, fica assim a cargo de Fado Bicha.

Formado por Lila Fadista e pelo músico João Caçador, Fado Bicha é um projecto musical que assume uma postura activista de resposta à falta de representação das comunidades LGBTI no fado: acompanhada por João Caçador na guitarra elétrica, Lila Fadista subverte alguns fados tradicionais e adapta as letras originais para cantar narrativas que, por hábito, têm menos espaço. Recentemente, os Fado Bicha actuaram no Museu dos Coches, a convite do Governo Português, no âmbito das comemorações do Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia, numa cerimónia que contou com dignitários representantes de vários Governos europeus.

O concerto desta quinta-feira, 7 de Junho, insere-se na digressão mundial de apresentação de “Fake Sugar”, o primeiro álbum a solo da explosiva e carismática Beth Ditto, que contou com a produção de Jennifer Decilveo (Andra Day, Ryan Weaver) e foi editado em Junho de 2017. Depois do EP homónimo de 2011, este “Fake Sugar” é uma viagem de 12 canções onde Ditto passa pelas suas raízes sulistas, oscilando entre influências da Soul dos sessenta e o Punk dos setenta, sem esquecer o Soft-Rock dos oitenta. A aventura valeu-lhe o aplauso de publicações especializadas como o The Guardian ou da Clash e Rolling Stone.

Para além do percurso nos Gossip, Beth Ditto já gravou com artistas como Blondie, a lenda do Disco Sound Cerrone ou DJ Netsky, colaborou com Jean-Paul Gaultier na sua linha de roupa de luxo plus-size, fez trabalhos de moda para Marc Jacobs e apareceu no filme “Nocturnal Animals”, de Tom Ford, nomeado para os Óscares.

Beth Ditto divorciou-se dos Gossip, casou com aquela que é a sua melhor amiga desde os 18 anos e regressou em força para ocupar o lugar de voz poderosa e personalidade vibrante de que a música e a Cultura Pop estavam a precisar.

 

Partilha