Fadista Cláudia Picado grava com músicos Palestinianos – Glam Magazine

Fadista Cláudia Picado grava com músicos Palestinianos

A fadista Claúdia Picado acaba de aceitar um convite a nível internacional que muito a honra, pois obtém mais uma vez o reconhecimento por toda a sua arte do outro lado do mundo. Um convite que vai cruzar a cultura portuguesa com a de outros povos do Médio Oriente: Amer Nakhleh, diretor/manager da Beit Almusica (único conservatório de música árabe-palestiniana reconhecido em Israel) convidou a fadista portuguesa a gravar um disco, durante o mês de agosto, em que o intercâmbio musical e cultural será predominante. Será editado em Israel e distribuído por diversos países.

O projeto “Artist Cooperation – Portuguese Fado & ArabicMusic” pretende registar em atmosfera real a extraordinária fusão do talento da fadista e de todos os músicos envolvidos neste projeto, onde a cooperação e intercâmbio musical dos dois países serão desenvolvidos, indo além dos limites da língua e das diferenças culturais. A fadista levará consigo um músico, José Duarte (guitarra portuguesa), e conta ainda com seis músicos palestinianos. Nascerá uma nova expressão artística no diálogo e mútuo entendimento musical e cultural entre Portugal e a comunidade palestiniana da cidade de Shafa’amr.

A razão pela qual o fado e a música árabe podem encontrar-se e fundir-se numa nova expressão artística criada neste projeto, não se deve apenas ao talento criativo da cantora e de todos os músicos e compositores, mas também devido a algumas semelhanças e raízes históricas entre os dois géneros musicais. Claúdia Picado preparou uma surpresa que irá surpreender Amer Nakhleh, levando na sua bagagem um desafio que lançou ao poeta Mário Rainho, que aceitou o convite da fadista para compor neste projeto.

Devido à importância desta iniciativa, que muito a deixa orgulhosa, Cláudia Picado irá adiar o lançamento do seu novo disco de originais em Portugal, um disco em que consolida todos os seus gostos musicais. Ao fim de 18 anos de carreira, a fadista irá arriscar numa produção inédita que conta com os poetas e músicos do panorama musical português com que mais se identifica. Tozé Brito, Jorge Fernando, Guilherme Banza, Mário Rainho e Tiago Torres da Silva são alguns dos nomes que compõem para a fadista neste álbum.

Partilha