Exposições, concertos e festas… programação do Porto/Post/Doc fora do grande ecrã

Entre 22 de Novembro e 2 de Dezembro há muito para ver e ouvir no Porto/Post/Doc. A programação paralela para o festival que pensa o real envolve uma exposição que olha a obra da dupla Reis/Cordeiro, concertos de João Pais Filipe e Valentina Magaletti, um showcase de Little Friend, performances e festas diárias no Passos Manuel.

 

Como o sol/ Como a noite

22 Nov – 30 Nov

Inauguração: 22 Novembro, 18h

Visita guiada ao público: 30 de Novembro, 15h

Museu da Faculdade de Belas Artes

 

Como o sol/ Como a noite revisita a obra de António Reis e Margarida Cordeiro através de diferentes abordagens artísticas – da poesia à instalação, da pintura, à fotografia, passando pela escultura –, colocando em diálogo obras de artistas consagrados e de artistas emergentes, cineastas e escritores. A exposição tem como pano de fundo o vasto imaginário da dupla (incluindo a poesia de António Reis, de onde se retira o título): a ligação à terra, a paisagem, a mitologia e o quotidiano, mas também outras temporalidades e espiritualidades.

Artistas: André Cepeda, Daniel Blaufuks, Catarina Real, Joana Patrão, João Salaviza e Renée Nader Messora, João Queiroz, Manuel de Freitas, Mariana Caló e,, Francisco Queimadela, Marta Mateus e Maria Capelo, Otelo M. F., Rui Chafes.

 

Showcase Little Friend

26 Out | 22h00 | Passos Manuel

 

Cinco anos depois de “We Will Destroy Each Other”, os Little Friend estão de regresso com o segundo álbum, “A Substitute for Sadness”. O projecto de John Almeida esteve ausente durante um período em que houve uma desconstrução gradual de tudo o que estava a ser escrito, até ser inevitável uma reconstrução quase total da música, do som, e até da identidade do projecto. Depois de mudanças profundas, tanto a nível pessoal como criativo, este disco pretende chegar a uma nova sonoridade, com mais arranjos, orquestração e uma produção mais cuidada. De novo numa parceria e colaboração muito próxima com o seu produtor André Tentugal, também responsável pelos arranjos e composição, os Little Friend apresentam este novo trabalho num showcase em que também será apresentada a curta-metragem The Velvet Underground Played at my High School.

Valentina Magaletti e João Pais Filipe

Understage – Rivoli

 

Esta é uma história de amor. Em Dezembro de 2017, quando visitou o Porto com os Tomaga (também no âmbito do Porto/Post/Doc), Valentina Magaletti tomou contacto com os gongos de João Pais Filipe. Daí até combinarem novo encontro foi um instante. Em Fevereiro, Valentina Magaletti visitou a oficina do músico e escultor sonoro portuense e 48 horas depois tinham um disco feito a quatro mãos. Um disco que é uma colecção de duas peças sonoras compostas com tambores e diferentes percussões, usando uma miríade de materiais e instrumentos.

 

Joana Gama e Luís Fernandes

27 de Out | 19h30 | Planetário

 

Desde o álbum de estreia “QUEST” (Schhpuma, 2014) Joana Gama e Luís Fernandes têm mantido uma colaboração regular que cruza piano e electrónica. Nos últimos anos, o duo fez bandas sonoras e, com Ricardo Jacinto, editaram HARMONIES (Shhpuma, 2016). Em Abril lançaram at the still point of the turning world, em colaboração com José Alberto Gomes, pela editora australiana Room40. Em Setembro estrearam um novo trabalho em duo no Festival Exquisito, trabalho esse que apresentarão no Planetário do Porto, com projecção de imagens imersivas do universo.

 

“In What’s Missing, Is Where Love Has Gone”

30 de Out | 22h00 | Passos Manuel

 

Uma performance que explora a legitimidade da decapitação na Inglaterra contemporânea: a ‘editora anti-discográfica (anti-tudo)’, purge.xxx, tem o orgulho de lançar o seu álbum de estreia em vinil, de Chris Petit & Mordant Music. Tanto a performance como a gravação têm como ponto de partida um plano renderizado acidentalmente a partir de The Man Who Fell to Earth de Nicolas Roeg. O homem com o cabelo perfeito que volta costas ao mundo. Bateria, telefone, guilhotina, rapariga.

 

Transmission Festas 2018

Todos os dias | 00h00 | Passos Manuel

 

Todas as noites, o Porto/Post/Doc celebra o festival com uma festa no Passos Manuel, clube mítico da movida portuense. João Peste e Zé Pedro Moura, Rui Pregal da Cunha, Nuno Rodrigues, MVRIA, Pedro Mesquita, DJ Lynce, IVVVO + DJ Snake Radical + Joana, Mário Valente + Trol2000, e Sérgio Gomes assumem os comandos da cabine ao longo de toda a semana.

 

 

Partilha