Nos dias 13, 14 e 15 de outubro realizar-se-á em Setúbal, na Praça de Bocage, na Igreja e no Claustro do Convento de Jesus, a 8.ª Edição da EXIB Música Setúbal 2022, de difusão e circulação da diversidade musical da Ibero-América promovido pela EXIB Música, com o apoio da Organização de Estados Ibero-americanos, da Câmara Municipal de Setúbal, da Direção Geral das Artes do Ministério da Cultura e do Instituto Camões I.P, com o Alto Patrocínio da Presidência Portuguesa. A edição deste ano inclui o 2.º Congresso Música e Cidade.
Para esta edição do EXIB foram selecionados 22 projetos da Argentina, Brasil, Colômbia, Cuba, Espanha, México, Costa Rica, Panamá, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela. Um intercâmbio de experiências musicais que quebra a barreira da distância entre países, a língua e as suas diversas culturas. Assim, o som de um zamba argentino, o fado português, o novo MPB do Brasil, a milonga uruguaia, os ritmos afro-peruanos, a canção latino-americana, as gaitas de foles, os cuatros, a percussão basca, ou as batidas eletrónicas, podem ser fundidos numa Babel de sons ibero-americanos.
Este evento será um encontro entre artistas, diretores de festivais internacionais, promotores artísticos, jornalistas, outros atores do ecossistema cultural e o público, de forma a construir pontes entre a Ibero-América e a Europa, bem como gerar espaços para o intercâmbio de ideias e experiências, com o objetivo de fomentar a mobilidade da música ibero-americana.
Com três palcos alternados entre a Praça de Bocage, a Igreja do Convento e o Claustro do Convento, são 19 os artistas seleccionados para a edição deste ano, reflectindo a diversidade da música ibero-americana em formato de showcase, com propostas musicais oriundas da Galiza, Argentina, Brasil, País Basco, Cuba, Colômbia, México, Costa Rica, Andaluzia, Venezuela, Perú, Catalunha e Portugal.
Amara Quartet – Portugal
Ailá – Galiza
Aguamadera – Argentina
Dandara Manoela – Brasil
Manuel Maio – Portugal
Korrontzi – País Basco
Yaima Orozco – Cuba
María Cristina Plata – Colômbia
María Inés Ochoa – México
Rosa Sánchez – Costa Rica
Marco Oliveira – Portugal
Maria Monda – Portugal
Fatima Rü – Andaluzia
Dúo Somaris – Venezuela
Cimarrones y Rosa Guzmán – Perú
Seba Ibarra y Lalo Aguilar – Argentina
Diogo Picão – Portugal
Raquel Lúa – Catalunha
Proyecto Chimú – Argentina / Venezuela
A EXIB Música conta já com sete edições realizadas entre Espanha e Portugal, as últimas quatro em Setúbal. Esta edição terá o seu enfoque na cultura colaborativa, na co-criação e na economia circular como uma alternativa para a internacionalização e difusão das músicas ibero-americanas.
“Todos os anos Setúbal recebe o EXIB Música, um evento onde a criação artística é o elo para, em colaboração, transformar a música em um catalisador e promotor de relacionamentos humano, através da arte. Durante três dias nossa cidade será palco para duas dezenas de concertos que dará a conhecer a diversidade dos sons de Ibero-América num encontro de artistas das mais variadas origens, bem como um espaço para reflexão sobre música, troca de diferentes identidades culturais de um conjunto de nações que, no fundo, compartilham raízes de um vasto e vasto património cultural. Setúbal vai provar, mais uma vez, que é uma cidade que sempre soube receber e abraçar multiculturalismo. Viva a música e todos a alegria que ela nos traz!” refere Pedro Pina, Vereador de Cultura Câmara Municipal de Setúbal.
Ana Paula Laborinho, diretora da Organização de Estados Ibero-americanos em Portugal refere que “Este evento internacional traduz o espírito da OEI, pela valorização das raízes musicais da região e pelos encontros que promove. O caminho percorrido pela EXIB Música está também patente no envolvimento institucional de mais entidades, como a Direção Geral das Artes (DGArtes) e o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Importa também ressaltar o inestimável apoio da Câmara Municipal de Setúbal, principal patrocinador, que tem compreendido o sentido de uma iniciativa que contribui para a internacionalização da diversidade musical da Ibero-América.”