Esta de regresso a “Quinzena de Dança de Almada”

Começa, no próximo dia 21 de setembro, a 26ª edição do festival internacional “Quinzena de Dança de Almada”.

Da programação destacam-se os espetáculos “p.s. CARMEN”, em estreia pela anfitriã Companhia de Dança de Almada, “Sr. Will”, pela companhia brasileira Giro8 Cia. de Dança, e “Roots”, da francesa Ayoba Compagnie. Também em estreia, destaque ainda para o espetáculo “As voltas que a terra dá – teatro para bebés”, pelo grupo EmbalArte. Da companhia italiana Astra Roma Ballet, “A Flauta Mágica – Bailado em um ato e 10 quadros” é a proposta da programação para as famílias.

O festival inclui uma exposição de fotografia de Pedro Soares, “Ever Lasting Motion …num perpétuo movimento…”, inaugurada com a participação especial da professora e crítica de teatro Eugénia Vasques.

Ponto alto da programação, a Plataforma Coreográfica Internacional apresenta 5 programas distintos, onde participam artistas representantes da Alemanha, Arménia, Bélgica, Espanha, França, Hungria, Índia, Israel, Itália, Japão, México, Portugal e Reino Unido.

Na Mostra de Videodança, os trabalhos são apresentados em 5 sessões temáticas a projetar em espaços de Almada e Lisboa, procurando-se assim uma maior divulgação desta forma de expressão artística ao nível do público da dança e da população em geral. Será ainda apresentado o resultado de alguns dos projetos da Companhia de Dança de Almada de formação e intervenção na comunidade, num espetáculo coreografado por Rita Judas e Susana Rosendo.

 

Finalmente, política do festival, o contacto com os artistas é proporcionado através de conversas com o público no fim de alguns espetáculos apresentados, e de workshops para estudantes e profissionais do espetáculo. Dirigida a estudantes de dança de nível avançado, realiza-se uma residência artística com a coreógrafa croata Melita Spahić Bezjak.

A Quinzena de Dança de Almada é um festival internacional de Dança Contemporânea.

Partilha