ESMAE Rampa Jazz… de alunos para toda a gente

A Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo realiza, desde 2013, o festival que funciona como uma “rampa” para o lançamento dos alunos fi­nalistas da Licenciatura em Jazz. Inteiramente idealizado e produzido por alunos do curso de Jazz, com o apoio da Associação de Estudantes da escola, o design fi­ca a cargo de alunas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e a fotografi­a é realizada por uma aluna do Instituto Português de Fotografi­a.

A primeira parte do festival, composta pelos recitais dos alunos, acontece de 19 a 26 de maio, e a segunda de 27 de maio a 1 de junho, que conta com os concertos dos vários projetos do meio jazzístico nacional e internacional, masterclasses, abertas a todos os interessados, e jam sessions.

O Festival ESMAE Rampa Jazz acontece nas 2 últimas semanas de maio, no Porto, e o grande destaque vai para a presença do saxofonista Seamus Blake, diretamente de Nova Iorque.

A edição deste ano já tem o cartaz encerrado e Seamus Blake vem de propósito de Nova Iorque para um concerto no festival. O saxofonista e compositor é reconhecido como um dos melhores exponentes do jazz contemporâneo e a sua música é caracterizada pela sua so­sticação e improvisações ousadas. Neste concerto colaborará com a ESMAE Big Band, a 29 de maio, e no dia 30 levará a cargo uma masterclass. No panorama internacional, junta-se a baterista Lucia Martinez com “Plegaría”. Para compor o festival com nomes nacionais, o trompetista Ricardo Formoso traz “Origens”, Pedro Branco e João Sousa apresentam-se como Old Mountain e os ex-alunos Diego Alonso e Tiago Baptista regressam à casa com o projeto “Arché”.

Partilha