“EPiderme” é o novo EP de NBC

Não há singles, mas há histórias“. NBC não quis escolher a canção principal do seu novo EP e por isso vamos poder ouvi-lo todo de uma vez. Disponível no Spotify a partir desta sexta feira, 5 de Março, “EPiderme” é o título da estória que Timóteo de Deus Tiny escreveu com papel e caneta.

Dentro de quatro paredes, quando ainda vivíamos o primeiro confinamento, o artista imaginou aquele que será, provavelmente, o trabalho mais despedido, com sentimentos muito concretos, de linguagem extremamente simples. Os temas à flor da pele, como faz sentido, ganham corpo pela transparência e pela fragilidade do que canta.

 

Quis aproximar-se mais das pessoas, numa altura em que parecemos todos distantes. E foi assim mesmo que construiu o alinhamento. Sozinho, criou, produziu e tocou todos os instrumentos, de forma inédita, porque afinal “toda a gente pode ser tudo“. E a ordem das canções espelha isso também: desde a canção quase rascunho à canção mais elaborada, pronta para ser ouvida em qualquer sistema de som. Deixou os samples e as rimas na prateleira e aventurou-se num blues que nos vai tocar no coração, profundamente.

Durante o ano de 2020, NBC projectou este EP sem imaginar que por esta altura estaríamos novamente com a vida em pausa. Mas parece propositado. O EP quer mesmo mostrar esta ideia de solidão e de supressão, e de como a nossa mente pode viajar, mesmo que nunca mudemos do mesmo lugar.

Este é também o segundo EP do músico, já que em 2013 havia lançado “EPidemia“. O paralelismo não é inocente, nem mesmo o lettering. Visionário novamente, as canções de outrora ganham agora corpo num disco muito mais introspectivo e menos reivindicativo.

 

Mais de quatro anos depois da edição do último disco, as surpresas não se ficam pelo facto de não ouvirmos o NBC do hip-hop (ainda que essa gênese esteja sempre lá). Há também um cover acústico do tema vencedor do Festival da Canção 2020, com “Medo de Sentir (Tudo Sobre Mim)” a ganhar  um novo intérprete e uma outra dimensão, e também o regresso aos temas bilíngues. Nada que o NBC já não nos tenha habituado nas suas serenatas à janela das redes sociais, mas aqui tem um sabor diferente. Afinal vai ficar para a eternidade de um repertório.

Partilha