“encontros do DeVIR” no Cineteatro Louletano

No âmbito da reprogramação parcial da 6ª edição do Festival “encontros do DeVIR” – resgate, é apresentado na próxima Sexta-feira dia 18 de Setembro, no Cineteatro Louletano, as criações “Entre contenções” de Eduardo Fukushima (Brasil) e “O Rei no Exílio – Remake” de Francisco Camacho.

 

O solo “Entre contenções“, de Eduardo Fukushima, tornou-se num trabalho icónico de um dos mais destacados/premiados coreógrafos da dança contemporânea brasileira. Desde a sua criação, tem vindo a ser apresentado ininterruptamente, o que se justifica pela qualidade, simplicidade e verdade que nos transmite. Resultou de uma pesquisa de linguagem muito pessoal, um vocabulário simples e cru que joga com a desarmonia e o confronto.

 

O Rei no Exílio – Remake“, de Francisco Camacho, é a recriação, o resgate de um solo marcante da dança contemporânea portuguesa, que se centra na figura de D. Manuel II, o último Rei de Portugal, exilado em Inglaterra em 1910. É um retrato dum certo Portugal, por vezes irónico, por vezes controverso, onde a solidão é permanente. É um universo grotesco, obscuro, sensual que justapõe a intimidade, os vícios do coreógrafo/intérprete e a figura iconográfica do Rei. Passado e presente confundem-se numa personagem, que vive distintas histórias centradas em gestos e acções simbólicas do quotidiano masculino.

Partilha