Encontrão A Besta… na Estudantina Recreativa de São Domingos de Rana

No dia 14 de Outubro a Estudantina Recreativa de São Domingos de Rana recebe o Encontrão “A Besta…”. 3 bandas, 3 concertos a partir das 17h
Um dia de festa, só porque sim. Porque há vontade de reencontrar o espírito que deu origem ao colectivo A Besta e porque apetece criar música nova e continuar ou retomar anteriores experiências. Uma vez mais e sempre com o propósito de fazer «coisas que se ouvem, que se vêm, que se tocam e se sentem», dirigidas contra a normatividade que vai tolhendo as práticas musicais (e as outras todas) dos nossos dias.

 

No ponto de encontro do ambientalismo com o noise, Bleandante parece apostado em criar a banda-sonora de uma distopia em que o desejo se alimenta da própria angústia, numa descida aos infernos que, por vezes, repercute o universo sonoro do black metal, não o sendo de todo. Esta será uma sequência mais para além da que ficou registada no álbum “Cuboid”, em boa hora editado por A Besta.

 

Quando dois duos (Parpar e Ácidos) se juntam e acrescentam o resultado não tem necessariamente de ser uma banda a quatro. Gásmo é um trio, com João Sousa a funcionar como o elemento siamês, entre Pedro Arelo, que com ele contracena em Parpar, e André Calvário, seu parceiro nas derivas improvisadas dos Ácidos. A soma não é nem Parpar nem Ácidos, mas tem igualmente no riff o fundamento. Estreia absoluta.

 

Por alturas da reedição pela label A Besta de “Sound & Fury”, cassete editada em 1991, o projecto Astronauta Desaparecido dos irmãos Paes volta à actividade com a apresentação de uma peça inspirada em William S. Burroughs e na ideia de que a linguagem é um vírus do Espaço. Continuam as estratégias de construção musical com base em found sounds e o mesmo extremismo, mas agora com recurso a computadores. Aconselhável o uso de earplugs.

 

17h00 – Bleandante

18h00 – Gásmo

19h00 – Astronauta Desaparecido

Partilha